Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

No primeiro dia após liberação, academias de Maceió reabrem com adaptações

Primeiras horas de funcionamento têm mostrado receio de alunos na volta dos estabelecimentos

Uso obrigatório de máscaras, capacidade reduzida e reforço na higienização são alguns dos cuidados que academias de Maceió vêm tomando para sua reabertura nesta segunda-feira (3), após meses sem funcionar por força de decretos. A reabertura foi permitida após determinações do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió. A cidade encontra-se na fase amarela do distanciamento social.

Uma academia situada no bairro do Farol reabriu nesta segunda-feira, com capacidade reduzida em 50% e readequações na sua rotina de funcionamento, seguindo o protocolo imposto pelo Governo quanto a determinações sanitárias. Alunos estão sendo orientados a usar máscaras de maneira obrigatória, higienizar os aparelhos antes e depois do uso, permanecer no local por, no máximo, 60 minutos, além de manter o distanciamento e evitar cumprimentos.

Leia também

Outro estabelecimento situado na Ponta Verde, voltado para o público feminino, adotou o agendamento de clientes como forma de evitar aglomerações, além de intervalos entre turnos para higienização do local. Roberta Azevedo, proprietária da academia, informou que estão sendo distribuídos kits pessoais de higienização para uso nas máquinas.

O professor de Educação Física Alysson Cavalcante trabalha no local, há um ano e cinco meses, e diz que, agora, tem um trabalho a mais: fiscalizar o uso das máscaras pelos alunos e orientá-los a ter uma performance melhor, mesmo usando a proteção no rosto.

"A dica é diminuir a carga e o volume do treino, já que a máscara pode tornar o exercício mais cansativo devido à respiração. Esta é a grande preocupação dos alunos, no momento, mas estamos aqui para ajudar no que for preciso" contou o professor.

RECEIO DA VOLTA

Mesmo após a reabertura, o movimento no primeiro dia de funcionamento acontece de forma um pouco mais lenta. Espaços relativamente vazios mostram o receio dos alunos para a volta aos treinos. A recepcionista de uma academia contou que espera que o fluxo melhore ao longo do dia, já que os períodos da tarde e noite são os mais procurados pelo público jovem. Já Roberta acredita que o fluxo normal só seja retomado em 3 meses.


				
					No primeiro dia após liberação, academias de Maceió reabrem com adaptações
FOTO: Thiago Gomes

Apesar dos receios, há aqueles que torciam pelo retorno das academias. O engenheiro Francisco Melo, 66 anos, é aluno da academia há mais de 4 anos e conta que estava ansioso para voltar às atividades.

"Tenho um problema no joelho e preciso de fisioterapia e de treinos frequentes. Geralmente, faço esteira, bicicleta e elíptico. Com a pandemia, tive que me virar em casa com a bicicleta ergométrica que comprei. Quando anunciaram que iriam voltar as academias, vibrei porque sei a vantagem de se manter o corpo e a mente saudáveis neste período. Votei hoje mesmo, usando a minha máscara e mantendo o distanciamento para evitar o vírus", destaca ele, acrescentando que se sentia seguro em voltar aos treinos no local.

A estudante de Odontologia, Thayse Lins, de 28 anos, diz que treina há 2 anos e, ao longo da quarentena, tentou se exercitar em casa com dicas passadas pela própria academia, mas confessa que foi muito difícil seguir, porque se atrapalhava.

"Não é a mesma coisa de se ter um acompanhamento com um professor e na academia. Estava ansiosa para voltar e me senti totalmente segura", diz ela, que usava máscara e levava consigo umasqueeze(garrafa) pessoal.


				
					No primeiro dia após liberação, academias de Maceió reabrem com adaptações
FOTO: Thiago Gomes

Dificuldades durante o fechamento

Os impactos gerados pela restrição da atividade comercial em todo o estado também foram sentidos pelo setor de academias. Roberta Azevedo disse que chegou a contar com o Auxílio Emergencial dado pelo Governo Federal e que aguardava a retomada do funcionamento.

"Só tivemos perdas e não vendemos nada durante a quarentena, mas conseguimos manter a estrutura que temos. Como alguns estados liberaram as academias mais cedo, a gente se antecipou e já adequou o nosso espaço. Quando o Governo autorizou a reabertura em Alagoas, já estávamos preparados", disse Roberta.


				
					No primeiro dia após liberação, academias de Maceió reabrem com adaptações
FOTO: Thiago Gomes

Parques infantis ao ar livre também retornam

Em visita à orla de Maceió pela reportagem, também foi possível perceber o retorno do uso desses ambientes após a liberação por meio do decreto municipal. Crianças aproveitam a estrutura dos parques ao ar livre sob a vigilância atenta dos pais.

A caixa Luciana Pereira levou os dois filhos pequenos para desestressar. Segundo ela, manter os meninos em casa não tem sido tarefa das mais fáceis.

"Eles estudam em escola pública e nem aula estão tendo. Fiz de tudo para entretê-los, mas tem hora que as ideias somem. Decidi trazer eles aqui hoje para brincar um pouco na praia e nestes parques, que deveriam ter em todos os bairros". Disse ela, que mora no Eustáquio Gomes, parte alta da capital.


				
					No primeiro dia após liberação, academias de Maceió reabrem com adaptações
FOTO: Thiago Gomes

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas