Os reservatório do Nordeste têm registrado alta em seus níveis devido ao aumento das chuvas neste período do ano e uma possível abertura de comportas das hidrelétricas tem gerado pânico em moradores dos municípios que ficam às margens do Rio São Francisco. Órgãos que monitoram atividades das hidrelétricas do Velho Chico afirmam não haver riscos de inundação.
Apesar de algumas bacias hidrográficas registrarem alta de mais de 70% em seus níveis, como é o caso da Três Maria, em Minas Gerais, que já chega à marca de 99,77% de armazenamento e da bacia de Sobradinho, que registra 71,75%, autoridades afirmam não haver risco à população ribeirinha da região do Rio São Francisco.
Leia também
Maciel Oliveira, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, afirma que esse crescimento dos níveis acontece em razão do aumento das chuvas na região, mas que não deve haver prejuízos à população, destacando, ainda, a importância do momento para a reprodução de peixes.
"Esses aumentos ocorrem por conta do aumento das chuvas na região do Baixo São Francisco, alto Sertão de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, contando de forma extraordinária com o incremento do Rio Ipanema. Não deve haver nenhum prejuízo com inundações, mesmo com aumento da vazão. No momento, esse movimento é muito importante para a reprodução de algumas espécies de peixes que é favorecida por essa água barreada", afirmou Maciel.
Elel desmentiu, ainda, notícias que estão circulando em redes sociais de que as bacias de Paulo Afonso e Xingó estariam na iminência de causar danos à população devido à alta em seus níveis de água. "Não tem essa possibilidade. Paulo Afonso e Xingó não armazenam água, só liberam o que é controlado por Sobradinho e Itaparica", destacou.