Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Muro de nova subestação da Equatorial recebe homenagem alusiva ao bairro de Ipioca

Pintura, conhecida como muralismo, conta com elementos que retratam cultura e história da região

Quem passa pela nova subestação da Equatorial Alagoas, localizada no bairro de Ipioca, em Maceió, percebe que o empreendimento abriga um colorido especial. O branco do muro abre espaço para uma explosão de cores e pinturas que retratam a cultura e história de uma das regiões mais paradisíacas do Estado, porta de entrada para a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.

A arte, conhecida como muralismo, ou pintura mural, se diferencia do grafite por ter uma intenção mais decorativa e, principalmente, didática. A subestação de Ipioca é a primeira de Alagoas a ter a técnica registrada em seu muro, mas, segundo a Equatorial, a iniciativa já está presente em outras distribuidoras do Grupo, como Piauí, Pará e Maranhão.

Leia também

Muro de nova subestação da Equatorial recebe homenagem alusiva ao bairro de Ipioca
Muro de nova subestação da Equatorial recebe homenagem alusiva ao bairro de Ipioca | Foto: Assessoria

Cores que se transformam em obra de arte

A executiva de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Equatorial Alagoas, Isa Mendonça, destaca a importância do trabalho e explica que, no grupo Equatorial, as artes desenhadas nos muros das subestações, geralmente expõem elementos que orientam sobre o uso consciente da energia, bem como dá dicas de segurança. Entretanto, devido à localização da subestação, a ideia se transformou, se aprimorou e ganhou uma nova proposta – voltada, principalmente, à valorização da diversidade histórica, cultural e turística da região.

A Praia de Ipioca é retratada por meio de elementos aquáticos, como peixes e ondas, além dos coqueirais. A Igreja de Nossa Senhora do Ó, vinculada diretamente ao surgimento e crescimento do bairro, também ganha espaço e ilustração especial no muro.

“Além de passar conhecimento à população, essa é uma maneira de valorizar o trabalho de artistas locais, formando uma rede de cultura e comunicação pautada pelos princípios da economia criativa, respeito à pluralidade e diversidade”, afirma a jornalista. Ela reforça que a pintura no muro da subestação vai tornar as viagens pelo litoral norte ainda mais prazerosas. “Quem passar pelo local, com certeza vai se encantar e ser impactado pelo visual colorido do muro da nossa subestação”, completa.

Sobre o muralismo

O muralismo é uma expressão artística cultivada nas civilizações gregas e romanas, com grandes exemplos no Renascimento. Com o tempo, seu estilo foi mudando, sofrendo alterações e, hoje, está ligado à um estilo mais contemporâneo de arte, implicando em algo mais livre e pessoal.

A artista alagoana Ser’tão foi responsável por levar o colorido à subestação, por meio de tintas, pincéis, talento e, claro, muita criatividade. A artista se define como “multiversa, performática, experimentalista e contemporânea”. Esses quatro adjetivos, ou a mistura de cada um deles, foram os grandes responsáveis pelo ineditismo do projeto.

“O processo criativo foi intuitivo, mas na história do próprio bairro, que é tão importante para a nossa terra. A medida que a gente trabalha em cima da arte ela vai crescendo, se desenvolvendo e se tornando ainda mais viva. Tenho certeza que ela vai deixar o dia da pessoa que passar por aqui muito mais alegre”, finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas