Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MPT dá prazo para que estado apresente proposta de melhorias na Santa Mônica

Trabalhadores reclamam de falta de condições estruturais e de trabalho na unidade

Após audiência realizada nessa segunda-feira (3), o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) concedeu um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Maternidade Santa Mônica apresentem propostas, com prazos, para solucionar problemas que foram apresentados pelo Sindprev/AL, relacionadas a condições e trabalho e saúde do trabalhador da maternidade.

O órgão também quer saber a quem pertence o terreno onde foi construído o Hospital da Mulher – que fica ao lado da Santa Mônica –, tendo em vista a alegação do sindicato de que seria da Uncisal, responsável pela gestão da maternidade.

Leia também

No mês passado, o Sindprev relatou no MPT a situação caótica da saúde em Alagoas, com a exposição de trabalhadores a um alto risco de contágio e propagação da Covid-19, repousos subdimensionados onde transitam trabalhadores que atendem pacientes contaminados pela Covid, como também não contaminados, além de problemas estruturais no prédio onde atualmente funciona a Santa Mônica.

Outro ponto tratado no encontro foi referente à negativa da liberação das profissionais gestantes, por parte das Unidade de Saúde do Estado, que não estão sendo afastadas do trabalho, mesmo correndo grandes riscos de contaminação, inclusive por covid-19, podendo ocasionar complicações de saúde para elas e seus bebês, como constam nas orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o governo do estado, presente à audiência, existe um orçamento de R$ 16 milhões para investir na reestruturação da Santa Mônica. Também ouve o comprometimento do secretário de Saúde, Alexandre Ayres, no sentido de ver o que precisa ser feito a curto prazo para melhorar as condições de trabalho dos funcionários.

O prazo para que sejam explicados todos os pontos, com propostas para solução dos problemas, foi de 30 dias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas