Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MPT ajuíza ação contra Estado por manter condições de trabalho do 1º BPM

Laudo pericial mostra que local possui estrutura precária e munições são armazenadas de forma irregular

O procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo pediu à Justiça do Trabalho, por meio de ação civil pública, que o Estado de Alagoas seja obrigado a adequar o meio ambiente de trabalho do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado no bairro do Vergel do Lago. Um laudo pericial elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) mostra que o local possui estrutura precária, as munições são armazenadas de forma irregular e não há equipamentos de combate a incêndios disponíveis, dentre outras irregularidades.

Após solicitar fiscalização à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) e realizar inspeção direta através dos peritos da Procuradoria, o MPT constatou que as condições de conforto, saúde e segurança no 1º BPM não são adequadas. O prédio possui mobiliário precário, podendo gerar doenças ocupacionais; a cobertura externa do local é feita com palha; a instalação elétrica é improvisada, próxima a materiais inflamáveis - como o PVC; e o material explosivo utilizado pelos policiais é armazenado em local sem ventilação.

Leia também

O laudo elaborado pelo Setor de Perícias do MPT ainda mostra outras irregularidades. As instalações sanitárias estão em desacordo com o que dispõe a norma regulamentadora, os armários individuais são precários e em número insuficiente, não existe local apropriado para vestiário nem para o consumo das refeições. O fornecimento de água potável é insuficiente e faltam copos de uso individual. Também foram constatadas irregularidades no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ? são fornecidos apenas capacete e colete à prova de balas, mas não são disponibilizados para todos os profissionais.

Durante diversas audiências o MPT tentou solucionar as irregularidades de forma extrajudicial, por meio da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, mas o Estado de Alagoas se negou a buscar a solução do problema.

Pedidos à justiça

O Ministério Público do Trabalho requer que a justiça conceda tutela antecipada e condene o Estado de Alagoas a realizar reforma no 1º Batalhão da PM para retirar depressões nas instalações; realizar a troca imediata da cobertura externa por material resistente ao fogo; implantar instalações elétricas adequadas; adotar medidas de prevenção a incêndios; e assegurar ventilação adequada no local da guarda de munições.

O MPT também pede que o Estado seja obrigado, em caráter imediato, a fornecer mobiliário com requisitos mínimos de conforto; oferecer instalações sanitárias com a devida higienização; oferecer local apropriado para vestiário; oferecer armários individuais em quantidade suficiente; oferecer local adequado para refeições; fornecer água potável em bebedouros de jato inclinado ? na proporção de um bebedouro para cada 50 empregados e fornecer EPIs adequados.

Dentre os pedidos, ainda estão a obrigação de implantar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT); a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Em caso de descumprimento de cada uma das obrigações citadas, o MPT requer que o Estado de Alagoas pague multa de R$ 200 mil. Em caráter definitivo, o Ministério Público do Trabalho pede que o Estado seja condenado a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos causados aos trabalhadores. Se pagos, os valores serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a instituição sem fins lucrativos indicada pelo MPT.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas