Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MPF irá investigar secretaria que mandou recolher livros em Rondônia

Entre os autores vetados na lista estão Caio Fernando Abreu, Euclides da Cunha e Nelson Rodrigues

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou na tarde de hoje a abertura de procedimento para investigar a atuação da Secretaria Estadual de Rondônia (Seduc), que teria determinado o recolhimento de livros.

Segundo informação do jornal Folha de S. Paulo, a secretaria distribuiu ontem um memorando e uma lista que incluem 43 títulos para serem recolhidos por conterem "conteúdos inadequados" a crianças e adolescentes. Na lista, contém livros de autores como Caio Fernando Abreu, Euclides da Cunha, Ferreira Gullar, Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca.

Leia também

O procurador da República Raphael Bevilaqua pediu que a Seduc envie cópias integrais do memorando e do procedimento administrativo, documentos em que constam a relação de livros a serem recolhidos e as motivações da Secretaria para retirada dos exemplares.

O MPF quer saber, ainda, em qual contexto se deu a elaboração do documento e se houve estudo detalhado para classificar os livros que a Seduc teria mandado retirar de circulação.

"[O ensino deve ser ministrado no princípio da] liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. No pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. No respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Na gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino", alega o procurador.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas