Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Mourão diz que governo vai desbloquear recursos e retomar combate a queimadas

Ibama determinou suspensão de trabalho de brigadistas em todo o país e alegou indisponibilidade financeira.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quinta-feira (22) que o governo vai desbloquear os recursos necessários para a retomada das atividades das brigadas de incêndios florestais em todo o país.

Mourão disse ao G1 que já conversou com o ministro da Casa Civil, Braga Netto, para esclarecer a questão. Ele não informou o valor que deve ser liberado.

Leia também

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou, em ofício de quarta-feira (21), que as brigadas de incêndios florestais interrompam, a partir da meia meia-noite desta quinta (22), os trabalhos em todo o país.

Em um segundo documento, desta quinta, o órgão fala em "indisponibilidade financeira" para fechar o mês de outubro. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal "O Estado de São Paulo".

A suspensão do trabalho dos agentes é determinada em um momento em que tanto o Pantanal quanto a Amazônia têm recordes de queimadas. O bioma pantaneiro enfrenta uma seca histórica, que contribui para a alta nos incêndios.

Segundo Mourão, o Ministério do Meio Ambiente recebeu recursos oriundos da operação Lava Jato que foram bloqueados pelo Tesouro por extrapolarem o teto de gastos.

"Aqueles recursos da Lava Jato que foram repassados para o Ministério da Agricultura e Ministério do Meio Ambiente, no caso do Meio ambiente está no teto de gastos do Ministério do Meio Ambiente. Aqueles recursos foram distribuídos para os estados. Consequentemente, o Tesouro tinha bloqueado o recurso", explicou.

"Agora já conversei com o ministro Braga Netto, que é o nosso representante na Junta de Execução Orçamentária, e vamos providenciar o desbloqueio. Os 16 milhões já estão desbloqueados. Precisa desbloquear o resto", afirmou Mourão.

A suspensão dos trabalhos de combate a incêndios ocorre em um momento em que a Amazônia e o Pantanal registram altas históricas.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o número de focos de incêndio registrados na Amazônia de janeiro a setembro deste ano foi o maior desde 2010.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas