Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Morre usineiro e ex-deputado João Lyra, após complicações da Covid-19

Ex-parlamentar, de 90 anos, estava internado e lutava contra as sequelas do vírus, que ocasionaram uma forte pneumonia

O usineiro e ex-deputado federal por Alagoas, João Lyra, 90 anos, que estava internado no Hospital MedRadius, em Maceió, morreu, na manhã desta quinta (12), em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada pela família do político.

Segundo os parentes, apesar de não apresentar mais o vírus, as sequelas da doença ocasionaram uma forte pneumonia. Lyra apresentou uma piora no quadro de saúde e precisou voltar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia também

Com 90 anos, João Lyra, antes de ser internado, vivia recluso em um apartamento na Ponta Verde, em Maceió, sob os cuidados de parentes.

TRAJETÓRIA

Uma das personalidades mais marcantes do Estado, João José Pereira de Lyra, mais conhecido em Alagoas como João Lyra, atuou na política e foi um grande empresário, fundador do Grupo João Lyra. Ele também era bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Empresário do setor sucroalcooleiro, ele fundou o Grupo João Lyra e presidiu a Laginha Agroindústria S.A., a matriz Usina Laginha, na cidade de União dos Palmares, partir de 1951. Em razão de suas atividades profissionais, presidiu o Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas entre 1971 e 1974.

A trajetória política de João Lyra iniciou-se em 1982, ao lançar sua candidatura ao Senado Federal pelo Partido Democrático Social (PDS). Sua chapa com Guilherme Palmeira foi vitoriosa com 259.581 votos. Assumiu o mandato de senador no dia 2 de janeiro de 1989, substituindo o titular Guilherme Palmeira, que foi eleito prefeito de Maceió em novembro de 1988.

Em 2002, João Lyra foi candidato a deputado federal pelo PTB e, com uma votação de 112.949 votos, ficou em primeiro lugar dentre as nove vagas em disputa. Nas eleições de 2006, foi candidato pelo PTB ao Governo de Alagoas, ficando em segundo lugar com uma votação de 400.678 votos. Nas eleições de 2010, João Lyra foi candidato pela segunda vez para deputado federal pelo PTB, ficando em 4º lugar dentre as nove vagas em disputa.

O ex-senador é fundador do O Jornal, que, por mais de uma década, levou informações às casas de milhares de alagoanos.

No auge de sua trajetória como empresário, Lyra chegou a empregar mais de 17 mil pessoas somente em Alagoas.

Desde 2010, ele vinha se dedicando, exclusivamente, a atividades empresariais, mesmo depois de aposentado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas