Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Mochila de plástico faz escola no Camboja receber doações

Após a exposição, aluno e escola receberam doações de dinheiro, mochilas e materiais escolares

O cuidado de um pai para que o filho de 5 anos tivesse como transportar o material escolar e não faltasse às aulas, no Camboja, o levou a trançar uma mochila com grossos fios de plástico.

A atitude surpreendeu a professora, que colocou uma foto nas redes sociais. A imagem teve tanta repercussão que o garoto, os colegas e até a escola receberam doações em dinheiro, mochilas e materiais escolares.

Leia também

"É uma história de superação, dedicação e criatividade", afirmou a professora Sophous Suon, em entrevista ao G1.

A escola fica na Vila Lumpath, no distrito de Kamrieg, no Camboja. De acordo com Suon, há 430 estudantes de 1 a 15 anos. A creche atende crianças de 1 a 6 anos e a escola, alunos de 6 a 15. Na turma de Suon há 38 estudantes.

Suon conta que, em junho, o garoto Ny Keng, filho de Thy Nym, chegou na escola com a mochila nas costas. Ele foi aceito na turma das crianças de 6 anos porque está prestes a fazer aniversário. Ela achou o material curioso e resolveu registrar e publicar na internet.

"Há garotos mais carentes que Ny, mas ele perdeu a mochila dois meses antes das férias e o pai achou que não deveria comprar uma nova para ser usada por pouco tempo", diz.

A maioria das crianças é criada pelos avós, porque os pais saem do Camboja para procurar emprego na Tailândia. O mesmo havia acontecido com Thy Nym.

"Ny perdeu a mochila quando voltava da Tailândia [com os pais]. Quando ele entrou na turma, estava sem ter como levar o material para a sala de aula."

Alunos de escolas públicas do Camboja não recebem material escolar no início do ano letivo, apenas livros didáticos, conta a professora.

Uma mochila nova custaria cerca de 30.000 riels, a moeda do Camboja. O valor é o equivalente ao necessário para comprar 10 quilos de arroz, de acordo com Suon. Cada riel equivale a 0.00024 dólares.

Doações

A situação de Ny gerou comoção e diversas doações chegaram à escola nos dias seguintes à publicação. Suon conta que a ZTO Express, uma empresa do Camboja, doou 430 mochilas - uma para cada um dos alunos da escola.

Além disso, houve também doações em dinheiro: alguém de Porto Rico enviou 50 riels para a compra de materiais de papelaria; amigos da professora também enviaram outros 50 riels.

A organização Kiwanis Taiwan, dedicada à infância, doou 100 riels para ajudar a escola e 50 riels para ajudar a família de Ny.

"Estudar é muito importante para as crianças. Diretor e professores sempre querem que eles frequentem a escola regularmente, para que possam estudar bem. Nós não queremos que eles se tornem trabalhadores ou agricultores em outros países e vivam sem educação. Queremos que eles se tornem pessoas valiosas, trabalhem ou vivam em uma vida melhor em seu país com sua família", diz Suon.

"A educação dará a eles maiores chances de terem uma vida melhor e ajudarem outras pessoas", afirma.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas