Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Menos chuvosa e mais quente: primavera começa neste domingo, em Alagoas

Chegada da estação traz o aumento das temperaturas máximas ao estado, podendo chegar aos 32 graus no Sertão

Neste domingo (22), o dia nascerá mais florido e quente. Começa a primavera, marcando o período de transição pós-inverno e a introdução de algumas características do verão. Segundo informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh), o calor deve predominar e a temperatura em Alagoas pode chegar a 32 graus no Sertão.

O tempo aponta para sol entre nuvens e tempo seco em todo o Estado neste sábado (21). A temperatura estará em elevação. No domingo (22) que dá início a nova estação, o sol deve se manter firme. A temperatura máxima em Maceió e no Litoral pode chegar 29°C; 30° C, no Agreste; e 32° C, no Sertão.

Leia também

De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, "ainda haverá uma diminuição significativa do volume de chuvas em outubro e novembro, em todas as regiões do estado. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos", contextualiza.

Ainda segundo Pinho, em Alagoas, com o início da primavera, as chuvas tendem a diminuir, enquanto que a intensidade dos ventos aumenta. É o caso do conhecido 'Vento Nordeste', que começa a ganhar força na metade leste de Alagoas, compreendendo a faixa litorânea.

"Esse vento tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos", explicou.

A Sala de Alerta

Com a primavera, há a continuidade do monitoramento pluviométrico, aumento na atenção dada aos ventos, principalmente na metade leste do Estado. Com o fim do período chuvoso, a principal preocupação da Sala de Alerta passa a ser o monitoramento das secas.

Os sete principais reservatórios de água de abastecimento humano de Alagoas (Carangueija, Caçamba, Bálsamo, Boacica, Jaramataia, Limeira II e Coruripe) são constantemente monitorados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas