A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), emitiu alerta, nessa quinta-feira (16), de ondas de 3,5 metros que devem permanecer no litoral alagoano, até a noite desta sexta-feira (17). Além disso, a ressaca marinha e a velocidade dos ventos dos próximos dias motivam o pedido para que embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar.
Em nota, a estimativa é de ondas formadas de Sudoeste a Sudeste (SW/SE) e com elevação de até 3,5 metros, em fenômeno denominado "mar grosso". A ressaca marítima também deve contribuir para a formação de ondas de Sul a Sudeste (S/SE), que podem atingir outros 2,5 metros, no mesmo período.
Leia também
Além disso, a velocidade dos ventos é motivo de alerta, que informa sobre rajadas de 50 a 61 km/h a partir deste sábado, permanecendo até segunda-feira (20).
A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), portanto, recomenda aos navegantes, com embarcações de pequeno e médio porte, que evitem adentrar ao mar, nesses próximos dias, e, aos demais, que redobrem a atenção com os equipamentos de salvatagem (coletes, boias, salva-vidas etc), estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio, dentre outros itens de segurança.