Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Mais de mil animais marinhos encalharam no último ano em Alagoas, aponta relatório

Em 12 anos, 224 mamíferos encalharam no estado, a maioria golfinhos e baleias

Dados do Instituto Biota de Conservação, no último ano, mostram que 1.020 encalhes de animais marinhos foram registrados em Alagoas, sendo 30 mamíferos: 28 golfinhos e baleias, além de dois peixes-bois, 946 tartarugas marinhas e 44 aves marinhas. O relatório do órgão de preservação ambiental compreende o período do ano passado até o mês de abril de 2021.

No total, desde 2009, quando o instituto começou a atuar em Alagoas, o Biota registrou 224 encalhes de mamíferos aquáticos: 211 cetáceos (golfinhos e baleias), 10 sirênios (peixe-boi-marinho) e pinípedes (lobo-marinho-subantártico). Além de milhares de tartarugas, de diversas espécies.

Leia também

O último caso registrado pelo Biota ocorreu no fim do último mês de julho, quando uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi encontrada na Praia da Avenida, em Maceió. O animal, uma fêmea jovem, estava emalhado pelo pescoço em uma rede de pesca e morreu devido à asfixia causada pela rede.

ENCALHADOS

O relatório do Instituto Biota mostra que, ao longo desses 12 anos, a maioria dos encalhes foram registrados em Maceió, o que está associado, segundo comunicado do instituto, ao fato de essa ser a área mais urbanizada e com mais ameaças antrópicas para os animais. Além disso, na área urbana há maior possibilidade dos animais que encalham nas praias serem encontrados por banhistas, moradores, entre outros.

Ainda segundo o Biota, entre os cetáceos com encalhes mais frequentes está o boto-cinza (Sotalia guianensis), com 102 registros. A espécie possui hábitos costeiros, o que aumenta a chance de interagir com ameaças como a pesca, colisão com embarcações e poluição.

Além do Sotalia, as duas outras espécies mais comuns são o Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e a Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), sendo essa última mais comum entre os meses de julho a novembro, quando a espécie vem se reproduzir na costa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X