Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Mais de 700 mulheres foram vítimas de violência em Alagoas em 2015

Ciúme está entre as principais causas e o medo é combatido pelos profissionais do hospital

Dados do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral do Estado (HGE) apontam que, em 2015, mais de 775 mulheres vítimas de violência doméstica e sexual foram atendidas na unidade. Em janeiro do ano passado foi o mês com maior quantidade de casos registrados. Foram registrados 101. 

Seguido de março, com 96 mulheres agredidas e abril, com 90. Conforme a psicóloga Rejane Lima, muitas das agredidas chegam tão assustadas que não conseguem falar sobre o problema e temem denunciar o agressor. 

Leia também

"Às vezes elas têm tanto medo de relatar que dizem uma história mal contada. Então nós buscamos criar vínculo, mostrar que elas podem confiar em nós. E elas acabam falando que foi o marido ou namorado, na maioria dos casos. São problemas muito complexos, envolvem carências e diversos sentimentos. Eu já cheguei a presenciar a agredida tendo alta médica e saindo do hospital com o agressor", disse a psicóloga.

No Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), uma mulher de 28 anos esteve em recuperação após seu namorado jogar álcool e atear fogo. E na ala vascular, outra vítima, de 35 anos, precisou passar por cirurgias após ser esfaqueada nas pernas e quase perder uma das orelhas. Ambas as vítimas preferiram não se identificar.

O ciúme continua sendo uma das principais motivações das agressões.A primeira namorava o agressor, de identidade não revelada, há cinco anos e antes já havia sido agredida. A segunda foi esfaqueada após iniciar um novo relacionamento, o que causou ira no ex-namorado. 

"Em todos os casos, além da assistência física e psicológica, nós acionamos o Serviço Social para orientar a paciente sobre os seus direitos, mas cabe a paciente, ou a família, denunciar", pontuou a psicóloga.

Por outro lado, uma equipe multiprofissional do HGE, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, avaliam cada paciente para descobrir se existem indícios de transtornos psicológicos, antes ou após a violência sofrida, que também podem ser causada por traição, ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de entorpecentes.

"É uma assistência longa e extrapola o tempo de internamento no hospital. Muitas delas têm alta com um encaminhamento para iniciarem uma terapia, mas compreendemos que o apoio da família é primordial para que todos os traumas sejam superados e a violentada retome a sua rotina de vida", concluiu Rejane Lima.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas