Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Mais de 22 mil doses da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos chegam a Alagoas

População nessa faixa etária é de 363 mil no estado e de 106,3 mil na capital, que ampliou os pontos de vacinação para atender a nova demanda

As 22,1 mil doses da vacina Pfizer destinadas às crianças de 5 a 11 anos estão em Alagoas desde o início da tarde desta sexta-feira (14), montante que representa 1,77% do total de 1,2 milhão que chegaram na quinta-feira (13) ao Brasil.

A população nessa faixa etária é de 363.082 crianças no estado e de 106,3 mil na capital, que ampliou os pontos de vacinação para atender a nova demanda.

Leia também

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a distribuição começará a ser feita nos dias 14 e 15 de janeiro. A recomendação é que os municípios comecem, inicialmente, a vacinação de crianças com necessidades especiais e/ou comorbidades; crianças quilombolas e indígenas; e crianças de 11 anos na data da imunização.

“O lote chegou e já será distribuído aos municípios. O voo chegou 13:20 da tarde. A distribuição aos municípios ocorrerá a partir de hoje para quem puder pegar. O estado já está elaborando a nota técnica estadual com os quantitativos dos municípios", afirma Paula Gomes, da diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e secretária de Saúde de Santana do Mundaú.

O Ministério da Saúde destaca que a vacinação deve começar por crianças com comorbidades e deficiência permanentes, bem como indígenas e quilombolas e que cada ente deve definir a melhor estratégia local, resguardando os princípios de equidade, universalidade de acesso aos serviços de saúde.

De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, verifica-se que a população de 5 a 11 é estimada em 20.476.555 de pessoas distribuídas pelos Estados e Distrito Federal, onde cada ente possui um índice de representatividade. Assim sendo, para execução das pautas de distribuição destas doses conforme a disponibilidade do fabricante, uma vez que a dose para o público de 5-11 anos é diferente da dose para população maior de 12 anos, será aplicado o coeficiente de representatividade de cada Estado.

Ainda segundo o informe técnico do MS, considerando o atual cenário de transmissão comunitária da Covid-19 em todo território nacional, a emergência da variante Ômicron com alta transmissibilidade, escape imunológico à infecções prévias e ao esquema vacinal completo, bem como o orientado pela OMS que o uso de máscaras faz parte de um conjunto de medidas que devem ser adotadas de forma integrada para prevenção, controle e mitigação da transmissão de determinadas doenças respiratórias virais, incluindo a Covid-19.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas