Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Mãe denuncia que filho foi vítima de racismo em loja de departamento em Maceió

Mulher estava com os quatro filhos, sendo três brancos e um negro; filho negro foi retirado de loja; OAB e TJ acompanham caso

Uma mãe denunciou, nesta quarta-feira (2), que o filho foi vítima de racismo em uma loja de departamento em Maceió. De acordo com informações da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional (OAB/AL), que acompanha o caso por meio das Comissões de Promoção da Igualdade Social e Direitos Humanos, a mulher estava com os quatro filhos, sendo três brancos e um negro. O filho negro, de 15 anos, foi retirado da loja.

"A mãe também denunciou que foi humilhada por um dos seguranças do estabelecimento. Estaremos acompanhando o caso. Mais um que evidencia ainda mais a necessidade e importância do nosso trabalho", destacou o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr.

Leia também

Uma reunião virtual foi realizada com representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para tratar sobre os recentes casos de racismo no estado. O objetivo do encontro foi criar uma força conjunta no combate a este time de crime. Enquanto a Seccional tentava avançar na pauta combatendo o racismo, uma nova denúncia era protocolada. Desta vez, o caso ocorreu em uma loja de departamento.

Representando a diretoria da OAB Alagoas, o secretário-geral Leonardo de Moraes, acompanhou a reunião. "A OAB Alagoas segue acompanhando cada denúncia que chega ao nosso conhecimento. Alguns casos apresentam uma gravidade ainda maior. No caso recebido pela OAB Alagoas na semana passada, o jovem relatou que além do racismo ele também foi mantido em uma sala do estabelecimento por três horas, sofrendo tortura psicológica e física. De imediato, cumprimos com nossa missão, acompanhamos cada detalhe do caso, mas enxergamos a necessidade de fazer ainda mais para impedir que novos casos acontecessem. A ideia é mudar essa realidade. Infelizmente, enquanto avançamos de um lado sofremos outro duro golpe com mais um caso denunciado".

A reunião com o Tribunal de Justiça de Alagoas havia sido alinhada ainda na semana passada, como um dos pontos acordados na reunião que ouviu na OAB Alagoas o jovem que denunciou racismo e tortura dentro de um supermercado em Maceió.

"Hoje, tratamos com o TJ sobre a realização de uma audiência pública, a proposta de um projeto de lei para que empresas de segurança capacitem seus funcionários sobre práticas que configuram racismo e lgbtfobia e a realização de uma campanha de frente ampla para minimizar essas ocorrências", frisou a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Anne Caroline Fidelis.

O caso também seguirá com acompanhamento da Comissão de Promoção da Igualdade Social. "Algumas das denúncias que recebemos chocam ainda mais pela violência dos relatos. Vítimas que chegam debilitadas psicologicamente e fisicamente. Hoje, mais um relato absurdo. Como explicar que entre quatro rapazes que estavam fazendo a mesma coisa, simplesmente provando roupas no meio da loja, exatamente no mesmo local, apenas o rapaz negro, um menino de 15 anos, foi retirado do estabelecimento. Os relatos são de que, mais uma vez, a segurança agiu de forma truculenta e ofendeu a vítima. Pelo relato, o segurança mandou ele retirar a camisa e sair da loja. O irmão mais velho foi questionar porque o irmão estava recebendo ordem de saída da loja, disse que ele estava provando a roupa para comprar como todos. Neste momento, o segurança teria agido com truculência. A mãe, que tentava entender a situação, também relatou que foi destratada".

*Com informações da assessoria 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas