Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Maceió tem um caso confirmado de malária, diz secretaria de saúde

Paciente chegou a Maceió em janeiro; ele foi contaminado no Pará e a doença diagnosticada na capital

Maceió tem um caso confirmado de malária. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que, àGazetaweb, informou ainda que foram notificados dois registros da doença, mas um acabou descartado.

A assessoria de comunicação da SMS informou que o paciente desembarcou de um navio na capital alagoana em janeiro após uma missão do Exército. Ele foi contaminado no Pará e a doença foi diagnosticada na capital.

Leia também

"Esses casos são sempre 'importados' porque em Maceió não há registro de transmissão desse tipo de vírus. Neste caso, a pessoa foi contaminada no Pará. Foram notificados dois casos, mas apenas um foi confirmado, este ano", explicou a assessoria.

Em relação ao ano passado, foram registrados - ainda segundo a assessoria de comunicação da SMS - três casos prováveis da doença, mas sem confirmação.

A malária é uma doença mais comum na região Norte e preocupa as autoridades de saúde. O Espírito Santo já registra mais de 100 casos.

O Ministério da Saúde, por sua vez, esclarece em seu portal que a malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. "A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para a sua forma grave e causar o óbito do paciente", alerta comunicado do MS.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas