Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Maceió e Arapiraca têm disparada de casos de Covid, apontam pesquisadores

Alagoas registrou aumento de 35% do número de infectados pelo coronavírus na última semana

Em relatório divulgado nesta segunda-feira (7), pesquisadores que compõem o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 confirmam que Alagoas registrou aumento de 35% do número de infectados pelo coronavírus na última semana, em relação ao período anterior. Esse crescimento já aparecia nos boletins diários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e acende alerta sobre descontrole da doença, que já afeta a rede hospitalar privada.

"A incidência de casos de Covid-19 na 49ª semana epidemiológica (SE) em Alagoas, que foi 35% maior que na SE anterior, confirma a tendência de aumento da transmissão do novo Coronavírus no estado observada nas últimas semanas. Os aumentos mais significativos continuam sendo observados nos dois principais municípios alagoanos, Maceió e Arapiraca, que registraram na 49ª SE aumento de 64% e 25% no número de novos casos, respectivamente", diz trecho do relatório dos pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Leia também

Mesmo com o crescimento do número de casos, os óbitos continuam em queda. "Por outro lado, o número de óbitos continua caindo, tendo sido notificados dezessete mortes no estado na última semana. Quanto à ocupação hospitalar, após o aumento na demanda observado na rede privada, que tem causado suspensão de procedimentos eletivos, restrições no atendimento de emergências e lotação de UTIs2, a taxa de ocupação dos leitos disponibilizados pela rede pública para tratamento de pacientes da COVID-19 também voltou a subir, registrando 49%", acrescenta o observatório.

O secretário de Saúde Alexandre Ayres já disse que o momento exige cautela, pois os números têm crescido em Alagoas que, segundo ele, está com ocupação de 50% dos leitos. Entretanto, não há previsão de fechamento de setores econômicos. Há descontrole na transmissão observada nas últimas semanas, que tem refletido no aumento da incidência de casos, como avalia o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19.

Outra informação preocupante - de acordo com análise dos professores da Ufal - é que o número reprodutivo efetivo (Rt) de Alagoas (relacionado a transmissão do novo Coronavírus) voltou a subir, se manteve acima de 1 durante quase todo o mês de novembro e chegou a 1,33 no último dia 6. O resultado indica que, em média, cada dez pessoas infectadas estão contaminando outras treze pessoas.

"Nesse sentido, reforçamos a necessidade de que todos os cuidados sejam tomados a fim de que possamos vencer essa batalha coletivamente. Para tanto, ainda se faz necessária a manutenção de todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias, entre os quais o uso da máscara, a higienização das mãos e a não formação de aglomerações, ao tempo que reafirmamos a necessidade da adoção de medidas eficazes de controle e fiscalização de espaços comerciais e públicos sob responsabilidade dos gestores estaduais e locais", finalizam os pesquisadores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas