Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Justiça solicita informações sobre presos com risco para o novo coronavírus

Medida judicial ocorreu em resposta ao habeas corpus coletivo impetrado pela Defensoria Pública do Estado (DPE)

Parte dos mais de 4,5 mil presos que cumpre pena nas unidades prisionais de Alagoas - que abrigam o regime fechado, provisórios e medida de segurança - pode progredir de regime e passar para prisão domiciliar. A medida contempla grupos de risco, com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e graves, que possam levar ao agravamento do estado geral de saúde por causa do novo coronavírus.

A medida judicial ocorreu em resposta ao habeas corpus coletivo impetrado pela Defensoria Pública do Estado (DPE) na semana passada, que solicitou a prisão domiciliar humanitária para os presos que se enquadram no grupo de risco para Covid-19. "O Tribunal de Justiça determinou ao juízo da Vara de Execuções Penais, no último dia 28, que analise os casos de presos condenados que poderão ter direito à prisão domiciliar, conforme Recomendação 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia também

"Estamos oficiando a Seris para informar a 16ª Vara de Execução Penal os apenados que estão em situação de risco em relação ao Covid-19. Com essa relação em mãos, iremos decidir quem realmente preenche os requisitos, para ser beneficiado com a prisão domiciliar", explicou o juiz José Braga Neto, titular da 16ª Vara.

A prisão domiciliar contempla ainda que tem diabetes, tuberculose, doenças renais, HIV e coinfecções. "Quanto aos presos provisórios, a Defensoria Pública requisitará a prisão humanitária individualmente, em cada processo. O Habeas Corpus coletivo foi impetrado no último dia 20 de março. Conforme os defensores públicos que assinaram o pedido, a realidade de superlotação carcerária alagoana favorecerá a propagação descontrolada do COVID-19. Ademais, as principais formas de prevenção do contágio, como lavar as mãos com frequência ou fazer uso do álcool em gel 70%, estão longe de ser uma realidade das prisões do Estado", explica a assessoria de imprensa da DPE.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas