Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Justiça do Trabalho determina intervenção judicial no Sintietfal

Mandato do dirigente havia acabado em setembro de 2012; nova eleição será realizada em fevereiro

A Justiça do Trabalho em Alagoas determinou a intervenção judicial no Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal).A decisão foi proferida no último dia 9 de dezembro pela juíza da 3ª Vara do Trabalho da capital, Alda Barros.

Na mesma decisão, a magistrada destituiu da representação do Sindicato o então dirigente eleito para o triênio 2009-2012, Nilton Gomes Coelho, com mandato encerrado regulamente em 28 de setembro de 2012. Após várias manobras administrativas e judiciais, o sindicalista mantinha-se no cargo de representação há mais de três anos, sem mandato conferido pela categoria.

Leia também

Foi determinado ainda o fechamento e o lacre do prédio do Sindicato, o bloqueio das contas, a busca e apreensão de documentos em posse do então sindicalista, por meio de diligências realizadas no último dia 17, pelos oficiais de Justiça do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) Leonilson Miranda, Rodrigo Soares e Jorge Salgueiro, com apoio da Polícia Federal. Também foi expedido oficio à Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para dar ciência da destituição do então representante e requerimento de divulgação do Edital de Convocação e Regimento das Eleições. A votação acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2016, no Fórum Quintella Cavalcanti, das 09 às 17h, e a posse da diretoria eleita está prevista para o primeiro dia útil seguinte ao pleito.

A juíza Alda Barros nomeou como administrador dos interesses do Sindicato e presidente da Comissão Eleitoral, o coordenador do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (SINDJUS), Paulo Sérgio da Silva Falcão.

Segundo a magistrada, a intervenção decorre de determinação constante no acórdão da 2ª Turma do TRT/AL, lavrado pelo desembargador João Leite de Arruda Alencar, que previu a realização de eleições no prazo de 120 dias a contar do trânsito em julgado daquela decisão. O prazo foi encerrado em 14 de outubro e transcorreu com tumulto no que diz respeito à publicidade dos atos do então diretor representante da entidade, razão pela qual foi determinada realização de audiência de conciliação pelo juiz auxiliar daquela unidade.

Para a magistrada, que conduziu as duas audiências de conciliação nos dias 7 e 9 de dezembro, "as tentativas frustradas de condução do pleito eleitoral e a resistência do então dirigente sindical à transição democrática da entidade levaram o Juízo a adotar medida excepcional e drástica, tendo como único objetivo o de restituir à categoria o domínio legítimo de sua entidade de classe". Ainda segundo ela, o então representante do Sintietfal tinha mandato apenas para o triênio 2009-2012, de modo que a atuação judicial era medida que se impunha com urgência para a restauração da ordem democrática e garantia de exercício da liberdade sindical.

Intervenção 

O administrador Judicial e presidente da Comissão Eleitoral é servidor da Justiça Federal e, enquanto dirigente do Sindjus, conta com o respeito e apoio de sua categoria e das demais entidades sindicais de Alagoas.Paulo Falcão ressalta que a maioria dos sindicatos age de forma correta. "Quando algum dirigente macula o exercício do mandato dessa e de outras formas, há um grave prejuízo à imagem e à própria atividade sindical, pois a sociedade entende que todos os sindicalistas são da mesma natureza, o que não é verdade', observou.

Paulo Falcão vem recebendo apoio e incentivo de seus pares nessa missão, e tem acompanhado todos os atos da magistrada, apresentando sugestões e encaminhamentos pertinentes, em intenso trabalho de auxílio à atividade judicial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas