Justiça determina que policiais penais retomem visitas e entregas de feiras
Seris argumentou que policiais faziam movimento grevista ilegal para pressionar demandas nos gestores
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou, nessa quinta-feira (3), que os policiais penais do estado devem retomar a distribuição de feiras e intermediação de visitas no Sistema Prisional, sob pena de multa de R$ 5 mil diários, limitados a R$ 50 mil. A decisão é considerada uma vitória para parentes de reeducandos, que têm protestado pelas ruas da capital reivindicando a retomada dos serviços.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) argumentou à Justiça que o movimento dos agentes é uma greve ilegal. O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) nega essa avaliação, afirmando que o governo não dá condições para a segura retomada dos serviços durante a pandemia de Covid-19.
Leia também
O desembargador Paulo Barros da Silva Lima deu razão à avaliação da Secretaria. "Tais direitos se justificam, além da preservação da própria dignidade humana do preso, na necessidade de conviver com seus familiares e amigos; e, dessa forma, ao manter as relações que os unem, possibilitar a sua readaptação ao meio social, fim primordial do próprio cumprimento das penas", frisou na decisão.
Eles reivindicam melhorias nas condições de trabalho e um novo concurso público. A Seris afirma que, ao se negarem a fornecer o serviço, os policiais negam um direito dos reeducandos para pressionar suas demandas.


Cabo Bebeto promete independência na Assembleia: "Pauta ruim terá meu cofronto"

Após eleger segunda cadeira do PL, Cabo Bebeto quer levar direita às câmaras municipais

Cabo Bebeto anuncia giro por Alagoas para ampliar votação de Flávio Bolsonaro

Cabo Bebeto espera que JHC anuncie apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
A recusa dos agentes, especialmente na entrega de feiras, vem causando protestos de parentes de internos do sistema prisional do estado. Os manifestantes fecharam as vias em várias ocasiões e por várias horas, gerando engarrafamentos intensos que geraram indignação nas redes sociais.
A Seris informou que já deu início a elaboração de um novo cronograma para retomada gradativa da entrega de alimentos pelos familiares de reeducandos do sistema prisional alagoano. Inicialmente, a entrega das feiras acontecerá a partir da próxima terça-feira (8) e até a sexta-feira (11). As datas relativas à cada unidade prisional serão divulgadas neste sábado (5).
Em relação ao cronograma das visitas, a Seris informou que ainda é alvo de discussão pelos gestores da secretaria, razão pela qual será divulgado dentro em breve.
Procurado, o Sindapen não atendeu às tentativas de contato daGazetaweb.
