Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Imóveis com valor histórico e cultural são registrados para a preservação da memória dos bairros

Imóveis de valor histórico e cultural, localizados na área de desocupação e monitoramento definida pela Defesa Civil, acabam de ser registrados em fotos e imagens digitais com escaneamento a laser.

Dentre os imóveis, indicados pela Sedet (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente) e Secult (Secretaria de Estado da Cultura), estão a Casa de Saúde José Lopes, o Colégio Bom Conselho, a Igreja Santo Antonio de Pádua, o Colégio Braga Neto e o Solar Nunes Leite.

Leia também

Esses registros irão compor um dossiê a ser desenvolvido para cada imóvel, que também terá informações históricas pesquisadas em acervos fotográficos e de documentos.

Em seguida, serão propostas ações voltadas à preservação da memória e do patrimônio cultural, em projeto a ser desenvolvido em um plano de ações que deverá contar com a participação de moradores do município para sua elaboração e execução.

Essas ações integram a Frente Sociourbanística prevista no acordo assinado em dezembro de 2020, entre a Braskem e o Ministério Público Federal (MPF), com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), que trata do futuro dos bairros.

Além dos registros, a Braskem está instalando tapumes ao redor das construções e da Zona Especial de Proteção no bairro do Bebedouro, para preservar sua integridade, uma vez que os imóveis não podem ser desfigurados com o tamponamento de portas e janelas, por exemplo. Esse trabalho deve durar cerca de quatro meses.

Para a etapa de registro digitalizado, as construções foram divididas em categorias, de acordo com seu nível de proteção legal, relevância histórica e simbólica. Câmeras captaram as imagens em 2D e 3D que, com a ajuda de softwares, vão agora ser transformadas em réplicas virtuais das estruturas físicas, ortofotos (fotografias com escala) e, futuramente, permitir visitas virtuais (como na ferramenta Google Street View).

A técnica de escaneamento usada em Maceió é a mesma que está permitindo a reconstrução da Catedral de Notre Dame em Paris, incendiada em abril de 2019. Por seu nível de detalhamento e precisão, o escaneamento a laser também ajudou a identificar a origem do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido em setembro de 2018.

A Frente Sociourbanística está conduzindo um amplo trabalho de diagnóstico em Maceió, com a participação do poder público e da comunidade em entrevistas com diferentes grupos e estruturas de diálogos. Nas próximas semanas, serão realizadas escutas públicas separadas por temáticas, para colher contribuições sobre o diagnóstico realizado, ponto de partida para a definição das ações de reparação, mitigação e compensação social que serão implementadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas