Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

IMA apreende aves, prende oito pessoas e aplica 13 multas durante operação

Ação foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) e Estação Ecológica (Esec) de Murici

Uma operação deflagrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), no último dia 16 e que foi finalizada nessa terça-feira (22), resultou na aplicação de multas, prisão de oito pessoas e apreensão de animais. Batizada de Operação Curupira 17, a ação foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) e Estação Ecológica (Esec) de Murici e coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPM).

No total, foram aplicadas 13 multas que, somadas, totalizaram o valor de R$ 164 mil. Onze delas tiveram como motivação crimes contra a fauna e duas por desmatamento de mata ciliar e produção de carvão. As oito pessoas presas em flagrante foram detidas por posse ilegal de arma de fogo e de passeriformes (grande ordem de classe de aves) ou carcaças.

Artigos Relacionados

IMA apreende aves, prende oito pessoas e aplica 13 multas durante operação
IMA apreende aves, prende oito pessoas e aplica 13 multas durante operação | Foto: AMA

As equipes também destruíram 200 gaiolas e alçapões, apreenderam 70 aves, além de 26 tatuzeiras. Esse foi o maior número deste tipo de armadilha encontrado em todas as operações realizadas na APA e na Esec de Murici.

Segundo Marco Freitas, chefe da Esec de Murici, a Operação focou no combate aos crimes de caça e cativeiro ilegal de animais silvestres na APA e na Esec de Murici. “E como teve muita chuva no período, a equipe se concentrou em seis cidades e sua zona rural, como: Colônia Leopoldina, Murici, Messias, União dos Palmares, Flexeiras e Joaquim Gomes”, explica.

A fiscalização ainda recolheu sete espingardas e seis canos, além de 17 carcaças de animais silvestres, 14 de tatu-verdadeiro, um de tatu rabo-de-couro, um tamanduá-mirim e um cuandu-mirim.

Lucas Gregório, Gestor da APA de Murici, também ressalta que “a operação tem como objetivo combater a caça ilegal, criação de animais silvestres e desmatamento”.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas