Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Hospital Helvio Auto retoma atendimentos emergenciais, diz direção

Referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, unidade suspendeu serviço, por quase uma semana, devido à falta de medicamentos e insumos

A direção do Hospital Helvio Auto, referência em Alagoas no tratamento de doenças infectocontagiosas, emitiu uma nota à imprensa, no final da tarde desta sexta-feira (02), para informar ter retomado os atendimentos emergenciais, no período vespertino, após suspender o serviço, por quase uma semana, em razão da falta de medicamentos e insumos.

Contudo, segundo o comunicado, o hospital - que é vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) - ainda mantém "algumas restrições específicas de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)", mesmo após ter sanado a crise de desabastecimento.

Leia também

No período em que suspendeu o atendimento a novos pacientes, apenas aqueles que já se encontravam na unidade continuaram com seus respectivos tratamentos.

A suspensão foi anunciada no último dia 26, após reunião entre diretores do hospital e membros do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), que constatou muitos leitos desocupados devido à ausência de recursos. Foi o próprio conselho quem orientou a direção do Helvio Auto a suspender os atendimentos de urgência, em virtude da falta de material.

No mesmo dia, dois militares do Exército deram entrada em um hospital particular de Maceió, quando poderiam ter sido encaminhados ao Helvio Auto. Um deles, que chegou a ser internado com suspeita de febre amarela, recebeu alta médica quatro dias depois, enquanto o colega de farda - que também havia retornado de uma missão no Amazonas - foi diagnóstico com malária.


				
					Hospital Helvio Auto retoma atendimentos emergenciais, diz direção
FOTO: Assessoria

Palavra do reitor

O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, acompanhou pessoalmente a entrega dos medicamentos, nesta sexta-feira, e ressaltou que a situação do Hélvio Auto deve ser normalizada à medida que os processos para novas aquisições sejam finalizados.

"Esses medicamentos que chegaram hoje são, basicamente, antibióticos que vieram de Belo Horizonte, de um fornecedor que ganhou o último processo de licitação. Essa ação, claro, não resolve definitivamente o problema, mas há um processo judicial que garante que a gente possa fazer compras de forma menos burocrática, para que possamos proceder um abastecimento mais eficiente", frisou.

De acordo com o reitor, uma compra emergencial vai suprir as necessidades imediatas, mas o controle de estoque e as compras por meio de licitação vão garantir que o atendimento ao público não seja prejudicado a partir de agora.

"Por um longo período, a gente ficou apagando incêndio, e isso não pode acontecer. A gente precisa criar mecanismos para evitar que essa situação não se repita. Nós iniciamos um processo emergencial e outro licitatório, e acreditamos que, a partir do meio do ano, as coisas vão acontecer naturalmente", acrescentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas