Com a curva crescente de casos de Covid-19 no Estado de Alagoas, a situação já desumana no Hospital Geral do Estado (HGE) se agravou à margem do colapso. Segundo informações recebidas pelaGazetaweb, a área vermelha do hospital, onde são recebidos pacientes com quadros mais graves da doença, está lotada, e um remanejamento já é planejado para tentar dar conta da demanda.
Segundo os áudios e vídeos registrados de profissionais de saúde que trabalham no local, a ala vermelha clínica está lotada de pacientes com Covid-19, e esses serão levados para a ala amarela, como forma de minimizar a situação calamitosa. Os pacientes da amarela estão na ala vermelha de traumatologia, aguardando a desinfecção da área clínica para serem encaminhados para o outro local.
Leia também
Conforma publicado pela Gazetaweb, pacientes com quadros respiratórios graves já estavam sendo recusados na ala vermelha, com alguns deles ficando em cadeira de rodas devido à falta de leitos no hospital.
"A situação só piora. Com tudo isso, ainda tem muita gente afastada e os poucos que vão conseguir trabalhar vão ficar um tanto atordoados com a situação agora", diz uma profissional em áudio encaminhado para um grupo de colegas.
Uma acompanhante, que não quis se identificar, relatou à reportagem o quadro de seu pai, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e apresenta convulsões. Segundo ela, ele precisa de um leito na Unidade Terminal de Atendimento (UTI), mas ainda não foi transferido devido à lotação. Ele estaria lado a lado com pacientes com Covid-19, apesar de não ter a doença, arriscando contágio.
[VIDEO2]

Em um vídeo gravado por ela, enfermeiros informaram que não vai ser possível transferi-lo para a ala vermelha, pois ela estaria lotada. O homem foi sedado com Diazepam para controlar suas convulsões e, segundo ela, sequer estaria recebendo soro.
Procurada, a direção do HGE informou que o hospital é "portas abertas" e, apesar de não ser referência, vêm recebendo pacientes com Covid-19. A direção alegou que a abertura do Hospital Metropolitano, que teve inauguração marcada por aglomeração em coletiva do governador, irá aliviar o fluxo do hospital.
Veja nota:
O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que, por se tratar de um hospital "portas abertas" e diante do crescimento de casos suspeitos da pandemia da Covid-19, tem recebido pacientes com quadro viral semelhante aos casos do novo coronavírus, o que tem acarretado no aumento do quantitativo de pessoas assistidas diariamente.
Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem trabalhando fortemente ao lado da Central de Regulação do Estado para evitar a entrada desses pacientes neste hospital, priorizando o encaminhamento para os hospitais de referência. Afirma ainda que, com a abertura do Hospital Metropolitano, retomará a normalidade do fluxo de pacientes no HGE nos próximos dias.
Também acrescenta que, internamente, acontecem deslocamentos de usuários para outras áreas, conforme a necessidade; e reforça que o maior hospital de urgência e emergência de Alagoas permanece acolhendo aqueles que precisem de cuidados médicos.