Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Hemoal faz campanha de doação de sangue para o Carnaval

Cada doador que participar da campanha ganhará uma camisa

Com apenas 29% do estoque de sangue mínimo necessário, uma vez que deveria contar com 300 bolsas, mas dispõe de apenas 87, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá realizar uma Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. A ação começa nesta segunda-feira (25) e tem o objetivo de formar um estoque estratégico para atender a todas as demandas da Festa de Momo. Cada doador que participar da campanha ganhará uma camisa.

Com o intuito de facilitar o acesso aos voluntários que não podem se deslocar até as unidades Trapiche e Farol ou ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), em Arapiraca, serão realizadas três coletas itinerantes de sangue, no horário das 8h às 16h. Na quarta-feira (27), a Unidade Móvel vai estar na sede do Curso de Zootecnia da Ufal, em Rio Largo; na quinta (28), a ação irá ocorrer em frente ao JÁ do Centro e, na sexta-feira (29), a Unidade Móvel estará em frente ao Banco do Brasil de Rio Largo.

Leia também

Com estas ações, a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, espera estabilizar o estoque de sangue do órgão, uma vez que no próximo fim de semana acontecem as prévias carnavalescas de Maceió e, uma semana após, será o feriadão do Carnaval. 

"Além do fluxo nas emergências e maternidades, temos que trabalhar com a possibilidade do aumento de acidentes de trânsito e de feridos por arma branca e de fogo. Por isso, aumentar o estoque é uma ação preventiva e necessária", pontuou.     

Pré-requisitos para doar

É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Onde Doar 

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

Agendamento 

E os doadores que preferirem agendar suas doações, podem utilizar o aplicativo Doe +. Disponibilizado gratuitamente para celulares android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.

No entanto, a grande novidade do programa, é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas