Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Hambúrguer ou pizza: qual dos dois é mais pedido no Brasil?

Lanche tem maior preferência, mas vantagem ainda é pequena

É quase automático: quando pensamos em pedir comida por qualquer aplicativo de entrega, sempre pensamos em hambúrguer ou pizza. A rapidez, praticidade e, claro, sabor, contam muito na decisão dos consumidores.

Outras comidas, como ochurrasco, quase não estão presentes nesse tipo de atendimento, por exigir uma outra forma de interação com o alimento. Geralmente, o churrasco é acompanhado por uma bela piscina ou pela conversa com os amigos em uma tarde ensolarada. Há quem consiga aliar, em um mesmo evento, o churrasco, a piscina o campo de futebol e, claro, uma boa conversa.

Leia também

Mas, para quem quer algo um pouco mais veloz, hambúrguer e pizza são ótimas pedidas. No caso do lanche, você ainda pode adicionar acompanhamentos, como batata frita. Mesmo o lanche pode ser incrementado com opcionais. Há quem coloque até ovo frito no meio do pão, entre o banco, o catchup, a maionese e a mostarda. Haja criatividade!

Mas a pizza não fica atrás. Antes tratada como invenção, os sabores doces já foram incorporadas ao gosto brasileiro. Outra prática disseminada é a utilização do catchup como apetrecho em diversos sabores, como frango com catupiry e na clássica marguerita.

Por isso, pizza e hambúrguer gozam de franca aceitação no público nacional. Qual será, no entanto, o prato mais pedido? Na disputa contabilizada por um dos maiores aplicativos de delivery do país, a competição está acirrada. Entre janeiro e setembro deste ano, 175 milhões de pedidos foram registrados pela plataforma. Do total, 29 milhões foram pedidos de hambúrgueres, e 27 milhões de pizza.

Segundo estimativa do Codex, o fórum internacional ligado è Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hambúrguer será o prato mais difundido no mundo até o ano 2020, batendo a Pizza.

A disputa guarda uma importância histórica considerável. Há quem diga que a pizza tenha começado há 6 mil anos, com os egípcios, apontado como os primeiros a misturar farinha com água. Outros, no entanto, afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Mas foram os napolitanos, entretanto, que acrescentaram o molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada e consumida como se fosse um sanduíche. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

A criação do hambúrguer também não possui uma história única. Registros apontam que o alimento nasceu na Alemanha e, posteriormente, teria sido levado para os Estados Unidos. Na América, os marinheiros teriam ajudado a popularizar o sanduíche, batizado em homenagem à cidade onde foi criado.

Outra versão data de 1885, com o adolescente Charlie Nagreen, de Seymour, em Wisconsin. Ele teria colocado duas almôndegas entre as fatias de pão, vendendo o sanduíche na Outagamie County Fair daquele ano, tradicional feira da cidade existente até o hoje.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X