Grávidas do Bolsa Família em Alagoas receberão cerca de 30 mil repelentes
Produto foi enviado pelo Ministério da Saúde e busca afastar risco de microcefalia
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 29.970 frascos de repelentes que serão distribuídos para cerca de 15 mil gestantes atendidas pelo Programa Bolsa Família. A ação visa proteger as futuras mamães das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a exemplo da dengue, chikungunya e zika, cuja incidência tem relação com o aumento dos casos de microcefalia no Estado.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O produto, segundo especificação do Ministério da Saúde, está acondicionado em frascos de 200 ml e tem concentração de 15%, oferecendo 10 horas de proteção após a aplicação. Com isso, segundo o órgão, as gestantes estarão protegidas contra os insetos Aedes aegypti, Culex e Anopheles aquasalis.
Leia também
O repelente, que está acondicionado no almoxarifado do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), em Maceió, será distribuído para os 102 municípios alagoanos a partir da próxima semana. Caberá às Secretarias Municipais de Saúde entregar dois frascos mensalmente às gestantes cadastradas no programa, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Segundo Renatha Castro, assessora técnica da Assistência Farmacêutica da Sesau, com a chegada dos repelentes, as gestantes ou mulheres que desejam engravidar irão utilizar o produto para evitar a transmissão de doenças. "O combate ao mosquito é uma tarefa permanente da sociedade brasileira. Esta ação é mais uma ferramenta, dentro de um conjunto de medidas, para se evitar a síndrome congênita da zika", afirmou a assessora, acrescentando que as gestantes devem procurar os postos de sade para se informar sobre onde deverão receber tais repelentes.


Turista é preso em Maceió após ser acusado de agredir e tentar jogar namorada pela janela de hotel

Porto de Pedras conquista duas Bandeiras Azuis para praias da Laje e do Patacho

Vacina Pneumo 20 já está disponível para idosos com 85 anos ou mais no SUS

Circuito Penedo abre inscrições para monitores da UFAL até 12 de outubro
Proteção
O Ministério da Saúde já recomenda o uso de repelentes para reforçar a proteção conta o Aedes aegypti, em especial às gestantes, pela associação do zika vírus com a microcefalia em bebês. A medida, no entanto, não deve ser a única maneira de se evitar a transmissão da doença. É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples e que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição ao mosquito, manter portas e janelas fechadas, além de usar calça e camisa de manga comprida.
É importante destacar que, para erradicar o mosquito transmissor do zika vírus e os possíveis criadouros, é necessária a adoção tarefas como eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos de vistoria são suficientes para se manter o ambiente limpo, segundo orienta o Ministério da Sade.
Pratos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito.
