Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Gestantes redobram os cuidados após surto de microcefalia

Repelente é o produto mais utilizado; Alagoas registrou 73 casos da doença

O crescimento acelerado e assustador de casos de microcefalia nos estados do Nordeste ligou o sinal de alerta em milhares de gestantes. Elas estão cada vez mais com medo do bebê contrair a doença e, por isso, procuram orientação médica para prevenção e tomam medidas radicais para evitar qualquer contato com o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus.

Há duas semanas, uma constatação chamava a atenção do Ministério da Saúde, onde o estado de Pernambuco registrava mais de 300 casos de microcefalias e um processo de investigação foi iniciado para buscar as causas desse surto. Pouco tempo depois, outros estados brasileiros também haviam constatado a doença, inclusive Alagoas, que começou com 18 casos e em uma semana os dados chegavam a 73.

Leia também

A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no mundo no fim de novembro. A investigação ocorreu depois da constatação de um número muito elevado de casos em regiões que também tinham sido acometidas por casos de zika.

A evidência crucial para determinar essa ligação foi um teste feito no Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado ao Ministério da Saúde no Pará, que detectou a presença do vírus zika em amostras de sangue coletadas de um bebê que nasceu com microcefalia no Ceará e acabou morrendo.

A Gazetaweb conversou com algumas gestantes mamães para falar sobre como elas reagiram ao saber do surto da doença e os cuidados tomados para não contraírem a doença.

Imagem ilustrativa da imagem Gestantes redobram os cuidados após surto de microcefalia
| Foto: FOTO: Arquivo pessoal

A jornalista Michelle Farias, que está no sexto mês de gravidez, disse que assim que tomou conhecimento da doença, procurou sua médica para tirar suas dúvidas e receber orientações. Ela afirma que precisou mudar seus hábitos após o anúncio do Ministério da Saúde.

"Uso repelente de manhã, de tarde e de noite, mesmo dentro de casa, onde mantenho portas e janelas fechadas e um ventilador próximo a mim. Se vou sair para a rua, uso roupas compridas. Nesse calor de Maceió é difícil, mas procuro ficar dentro do meu local de trabalho no ar-condicionado", explicou.

Michelle também relatou que sua médica orientou a utilizar um repelente específico por conta da gravidez e que também tem uma muda de Citronela em casa, para espantar o mosquito.

Já a empresária Laiz Lins, disse que todos em sua casa foram diagnosticados com Zica, inclusive ela durante o 4º mês de gestação. Ela afirmou que ficou com medo no início devido à grande repercussão, mas como realizou os exames de pré-natal e que está tudo bem com o bebê.

"Eu estava até com medo de tanto que estava passando na televisão, já estava ficando assustada. Mas como fiz o pré-natal direitinho, nada foi constatado, Graças a Deus. Eu estava usando repelente normalmente, porque por trás da minha casa passa um riacho e aqui em casa sempre teve mosquito, mas agora os cuidados foram redobrados. Tive Zika quando estava no quarto mês de gravidez e todo mundo aqui também pegou", explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Gestantes redobram os cuidados após surto de microcefalia
| Foto: FOTO: Arquivo pessoal

"Aqui fica tudo trancado esse horário porque é quando tem uma grande incidência de mosquito aqui na região, devido a esse riacho, mas minha médica disse que eu não deixasse de usar o repelente, que é muito importante", contou.

A pediatra Neonatal da Maternidade Santa Mônica, Danielle Bulhões, explicou que após os últimos acontecimentos ela tem percebido que houve um aumento no número de gestantes que procuram seus médicos para esclarecerem suas dúvidas a respeito da doença.

"É normal que assuste as mamães todo essa enxurrada de notícias sobre a microcefalia. Os números são alarmantes, mas precisamos ter o cuidado ao disseminarmos essas informações para não gerar um pânico coletivo. Os médicos estão orientando as gestantes para tomarem seus devidos cuidados", disse.

Uma das mamães entrevistadas pela Gazetaweb, seu bebê foi diagnosticado com a doença, ela contou como foi o momento em que recebeu a notícia.

A recepcionista, que não quis se identificar, disse que durante toda as fases do pré-natal nada foi constatado pelo médico. Nem pelos exames de ultrassom realizados periodicamente. A notícia veio assim que o Túlio nasceu e foi quando ela ficou bastante abalada.

"Eu não sabia o que fazer. Chorei muito, porque até então meu filho estava saudável, mas agora foi diagnosticado com microcefalia. Vamos realizar todos os exames e cuidar dele normalmente. É meu filho e vou amá-lo para sempre", contou emocionada.

Imagem ilustrativa da imagem Gestantes redobram os cuidados após surto de microcefalia
| Foto: FOTO: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Gestantes redobram os cuidados após surto de microcefalia
| Foto: FOTO: Divulgação

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas