Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Gazeta de Alagoas chega aos 87 anos na vanguarda do bom jornalismo

Matutino é o pioneiro de Alagoas, segue o caminho da inovação e está cada vez mais enquadrado na era digital

Enquanto o mundo parou diante de um inimigo invisível e letal, a Gazeta de Alagoas (GA) permaneceu firme e forte na missão de informar. Nestes tempos sombrios, é nas páginas do periódico na versão digital ou impressa no papel que a sociedade alagoana toma conhecimento da realidade dos fatos e se afasta dos boatos, tão comum na era da pós-verdade. E este é mais um desafio enfrentado pelo veículo de comunicação impresso mais antigo do Estado, que comemora 87 anos.

Ao longo deste tempo, a GA jamais deixou os seus leitores órfãos, mesmo diante de crises que afetaram a população, a exemplo da situação de calamidade pública de importância internacional, deflagrada por causa da transmissão avassaladora do coronavírus. A Gazeta não parou um dia sequer nesta pandemia, está sendo partícipe da história, narrando um cenário cruel que nunca será esquecido. Também preserva o caminho de inovação, que resulta em um veículo conectado com o tempo atual.

Leia também

Seja no uso de novas tecnologias dentro do próprio impresso, seja no armazenamento de seus arquivos fotográficos na internet, o chamado armazenamento nas nuvens, a busca por novas formas de levar a notícia ao leitor sempre está no roteiro das inovações. O mais legal disso tudo é que a Gazeta não perdeu a gana pela qualidade das publicações e, consequentemente, mantém o respeito da sociedade, sendo lembrada como um importante canal de informações para os alagoanos.

Líder na preferência dos alagoanos, sendo reconhecida como uma marca sólida no jornalismo nacional e no mercado publicitário, a filha primogênita da Organização Arnon de Mello, fundada pelo saudoso senador Arnon de Mello, tem inúmeros motivos para celebrar. Na palma da mão, o assinante pode folhear as páginas da versão digital e ficar por dentro do que melhor a Gazeta sabe fazer: informar. Isso pode ser feito a qualquer momento do dia e na hora que o leitor preferir. Basta ter um celular, um tablet ou usar o computador.

Aos fins de semana, além da edição digital especial, o jornal continua impresso e distribuído nas residências dos assinantes e em pontos de venda estratégicos.

"A Gazeta tem procurado constantemente se reinventar. O desafio dos últimos anos é atender a um leitor cada vez mais exigente, que nasceu nas décadas de 1990 e 2000 e se acostumou à era digital. Muitos já se tornaram ou estão se tornando adultos e começaram a consumir produtos jornalísticos. Trata-se de uma nova geração que cresceu em meio à ascensão da internet e é muito adepta ao uso de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis", analisa o editor-geral da GA, Claudemir Araújo.

Segundo ele, o maior desafio é acompanhar essa evolução, mergulhar cada vez mais nesse universo, aliando a mídia tradicional a essa tecnologia da informática, sempre oferecendo novas formas de leitura aliadas a um conteúdo mais apurado e diversificado.

"Continuamos investindo nisso, abrindo nosso conteúdo para os diversos mecanismos utilizados por essa nova geração de leitores, disponibilizando em nosso site digital recursos como QR Code e galerias de vídeos, imagens e áudios, que complementam os textos e ilustrações. Por outro lado, ampliamos a disponibilização do material junto às mídias sociais, fazendo com que a notícia chegue mais rapidamente ao conhecimento de todos, ao tempo que oferecemos um jornalismo digital e impresso mais apurado, investigativo, diversificado", completa.

Para Claudemir Araújo, os 87 anos avalizam a Gazeta de Alagoas como patrimônio do jornalismo alagoano. "Mas nossa história não se limita simplesmente a uma sobrevivência em meio aos grandes desafios enfrentados ao longo dos anos. A Gazeta foi muito além disso: criou, investiu, empreendeu, se inovou, andou sempre à frente de seus tempos, um trabalho de excelência que tem a marca do saudoso senador Arnon de Mello. Nunca se dobrou diante das intempéries. Pelo contrário, segue em frente, encarando com tenacidade todos os obstáculos, sejam eles de ordem econômica seja política.

Ele destaca que a Gazeta sustenta, ao longo de todos estes anos, uma forma de fazer jornalismo que a diferencia no mercado, sempre com seriedade, indo fundo em busca dos fatos, investigando e procurando ouvir todos os lados da notícia. "O nosso impresso virou uma referência para todos aqueles que querem alcançar um patamar de respeito nesta profissão. Que digam, por exemplo, os nossos estagiários, que entram na redação como estudantes e, via de regra, saem dela prontos para o mercado de trabalho".


			
				Gazeta de Alagoas chega aos 87 anos na vanguarda do bom jornalismo
Redações da Gazeta de Alagoas e Gazetaweb durante produção de pautas e reportagens. Ailton Cruz


EQUIPE É A MAIS COMPETENTE DO ESTADO

A Gazeta de Alagoas é grande porque tem uma equipe que a mantém neste patamar. Seguindo uma tendência mundial, a redação segue um fluxo de convergência de informações e se fundiu ao maior e mais antigo portal de notícias do Estado. Hoje, a Gazetaweb contribui, e muito, na produção de conteúdo do impresso, como explica o editor do site.

“A Gazeta de Alagoas chega aos 87 anos com o compromisso permanente de levar ao leitor um jornalismo ético, independente e com altivez. Em uma quadra marcada pela revolução digital e a presença nas redes sociais, a Gazeta se consolidou também nas plataformas multimídia, assegurando ao leitor um conteúdo de qualidade que sempre foi uma marca das empresas que compõem a Organização Arnon de Mello, seja na edição digital de segunda a quinta-feira ou na versão impressa, aos finais de semana”, destaca Jonathas Maresia.

Peças fundamentais para este sucesso, os colaboradores da GA estão inseridos em um contexto que se repete nas principais redações no mundo. A integração da Gazetaweb com a Gazeta de Alagoas segue um fluxo que busca o engrandecimento de ambos os veículos, com o suporte de profissionais capacitados para atuação em todas as nuances do jornalismo. Atualmente, a equipe consegue manter o padrão do portal e garantir a vida do impresso.

Obviamente, que cada colaborador exerce um papel importante neste processo, que começa na pauta e finaliza com a reportagem publicada. Cada um faz o seu papel e o resultado não poderia ser melhor. O leitor tem acesso a um produto com reportagens bem apuradas, dentro dos padrões impostos pelo jornalismo e com textos primorosos, marcas que o impresso carrega ao longo de quase nove décadas de circulação.

"A Gazeta de Alagoas foi a minha primeira escola, ainda em 1997, quando comecei meu estágio na OAM e ainda cursava o segundo ano de Jornalismo na Ufal. Guardo todo o aprendizado desses anos, principalmente o ensinamento que uma redação com colegas tão experientes e competentes pode proporcionar, profissionais que ainda hoje respeito muito. Dos 22 anos de profissão, pelo menos 17 foram como jornalista da Gazeta de Alagoas, seja como repórter em Maragogi ou em Arapiraca, chefe de reportagem ou repórter em Maceió. Sigo agradecida por tudo que aprendi e aprendo todos os dias", afirmou a experiente repórter Regina Carvalho.

Regina, inclusive, é responsável por inúmeros prêmios conquistados pelo impresso ao longo destes anos. A GA sempre marcou presença e esteve no topo das principais premiações locais, regionais e nacionais.

Para os novos colaboradores, o impresso praticamente é uma extensão da academia. A rotina acelerada da redação lapida as produções textuais, proporciona experiências marcantes e incentiva a capacidade de apuração dos jornalistas. Hebert Borges é recém-formado, mas chegou à Gazeta como estagiário. Sua dedicação e desenvoltura o credenciaram para a futura contratação.

“O jornal Gazeta foi, e ainda é, minha grande escola de Jornalismo. Digo isso do ponto de vista prático, porque encontrei nos profissionais daqui o cumprimento dos ideais da profissão, e todos eles me transmitiram isso. O compromisso com a informação bem apurada, o zelo de ouvir todos os lados de uma história. Isso tudo moldou o profissional que sou hoje. No contexto atual da sociedade, o jornalismo impresso desponta como fonte fiel e aprofundada dos fatos, sem imediatismos e com a profundidade que cada caso requer”, declarou.


			
				Gazeta de Alagoas chega aos 87 anos na vanguarda do bom jornalismo
Jornalista e senador por Alagoas Collor destaca trabalho da Gazeta. Ailton Cruz

COLLOR DESTACA PAPEL DA GAZETA: 'PRESTA SERVIÇO DE EXCELÊNCIA'

O jornalista e senador por Alagoas Fernando Collor (PROS) enaltece o aniversário de 87 anos de existência e de sucesso da Gazeta de Alagoas, destacando que que a GA não largou mão do bom jornalismo, sempre à frente do seu tempo e se destacando na cobertura dos principais fatos do mundo.

“A Gazeta chega aos 87 anos exercendo seu papel de informar com profissionalismo e seriedade, cada vez mais conectada com as plataformas multimídia. A evolução natural dos meios de comunicação vem transformando completamente o jornalismo. A Gazeta inova, se renova e se transforma diariamente, para continuar a prestar um serviço de excelência”, ressalta o jornalista.

Segundo ele, em 2021, o impresso celebra uma nova etapa em sua existência. “A Gazeta permanece convencida do seu papel de seguir informando o povo alagoano com altivez e independência. Para mim, é uma satisfação especial poder comemorar o 87º aniversário da Gazeta, vendo-a cada dia mais forte, mais aprimorada e respeitada pela nossa sociedade, a quem pertence, como sempre quis o meu saudoso pai, senador Arnon de Mello. Parabéns e sucesso à equipe”, acrescenta.

Já o diretor-executivo da Organização Arnon de Melo, Luís Amorim, disse que, desde sua fundação, a Gazeta de Alagoas tem um papel histórico de alta relevância com a cultura, entretenimento e informação, através da cobertura jornalística de grandes acontecimentos, em Alagoas, no Brasil e no mundo.

Ele diz que, decorridos 87 anos, a Gazeta de Alagoas continua com a mesma disposição de quando o pioneiro, o senador Arnon de Mello, encampou a ideia de torná-la o maior matutino de Alagoas e um dos maiores do norte e nordeste, e seguida à risca pelos seus acionistas. Amorim ainda valorizou o trabalho primoroso da equipe.

“Com um jornalismo preciso e analítico, e informações que vão muito além do que se lê e vê nos portais de notícias e nos telejornais, é elaborado por profissionais que se esmeram, diuturnamente, na produção de matérias jornalísticas políticas, econômicas e factuais. É um jornal diário pleno que desfruta do prestígio e respeito de todos os alagoanos, leitores e anunciantes, a quem agradecemos penhoradamente. E nos difíceis tempos para todos os segmentos econômicos, tem se reinventado para que seu público continue tendo no hábito de leitura da Gazeta de Alagoas uma fonte inesgotável de conhecimento”.

Amorim emenda que, com o avanço tecnológico, a GA atualizou sua plataforma, tornando-a também digital, cujo modelo beneficia a todos, a começar pelo anunciante, que é contemplado com a "cortesia" da audiência estendida, pois a publicidade é vista nas duas formas, impressa e digital, o que amplia a possibilidade de negócios e o torna um grande beneficiário do seu investimento.

“E o leitor, seja avulso seja assinante, que tem a Gazeta como principal fonte de informação do nosso Estado, recebe as edições do matutino durante a semana na forma digital e, na de fim de semana, nas duas versões, o que o torna mais ágil, sem desprezar aqueles que se deleitam pela sua leitura física dominical", completa.


			
				Gazeta de Alagoas chega aos 87 anos na vanguarda do bom jornalismo
Diretor comercial, Fernando James ressalta importância da Gazeta. Cortesia

O diretor comercial da Organização Arnon de Mello (OAM), Fernando James, celebrando o novo momento da Gazeta, com o compromisso histórico de sempre. “87 anos da Gazeta de Alagoas, o maior e mais antigo jornal do estado, e um dos maiores do Nordeste. A Gazeta chega a essa idade, rejuvenescida, sempre à frente do seu tempo. Inovando a informação, como diz seu lema, e levando sempre um conteúdo de credibilidade aos seus leitores. Leitores estes que esperam o matutino com muita ansiedade aos sábados.É com muita honra e felicidade que estamos hoje à frente do Comercial da Gazeta, para deixar nosso agradecimento a todos que fazem a Gazeta e a todos os nossos parceiros que são fundamentais para nossa história. Parabéns Gazeta de Alagoas, 87 anos de muito sucesso. Que essa data se repita por muitas e muitas décadas. Um agradecimento especial aos nossos parceiros comerciais”, expôs Fernando James.

Autoridades políticas e do Judiciário de Alagoas evidenciaram a contribuição da Gazeta à sociedade alagoana ao longo destes 87 anos. O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), Otávio Lessa, frisou a importância do periódico.

“A imprensa como um todo tem de nós, no Tribunal de Contas, toda a liberdade e transparência como não poderia deixar de ter. Um órgão como a Gazeta com seus 87 anos de história merece todo o nosso respeito e admiração por esse tempo de atividade voltada para o interesse público”, afirmou Otávio Lessa.

O deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, ressaltou a responsabilidade social do matutino. "No momento em que a Gazeta de Alagoas celebra a passagem de seus 87 anos de existência, felicito o corpo diretivo da empresa, a equipe de profissionais da comunicação e os funcionários em geral. Pela responsabilidade social que há no papel de informar os fatos do cotidiano, a presença ativa do veículo na sociedade é algo muito positivo no contexto da pluralidade democrática.”

Presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly parabenizou a Gazeta pelo que considera ser um relevante serviço prestado à comunidade literária e cultural do Estado.

"A Gazeta de Alagoas prima em oferecer ao povo alagoano informações úteis, de grande valor, para que tenhamos dias de grandes relacionamentos, alegrias e progressos. Este momento é digno de parabenização e grandes elogios a este jornal e sua valorosa equipe", afirmou.

"O jornal é feito com capricho e sempre com a ordem exuberante das suas edições, desde os tempos do jornal de papel até hoje, na era digital, continua na liderança porque suas notícias trazem carinho e dedicação aos leitores. Sem medo de errar, posso, inclusive, afirmar que a Gazeta de Alagoas é considerada um vício bom, que induz o leitor a buscar informações verdadeiras. Lá encontramos aquilo que a sociedade alagoana precisa", completa.


			
				Gazeta de Alagoas chega aos 87 anos na vanguarda do bom jornalismo
Redações da Gazeta de Alagoas e Gazetaweb durante produção de pautas e reportagens. Ailton Cruz

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X