Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Funcionários dos Correios em Alagoas retomam atividades nesta terça

Por maioria dos votos, o tribunal decidiu que a greve não foi abusiva.

Após a aprovação do reajuste de 2,6% pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta segunda-feira (21), os funcionários dos Correios retomam as atividades nesta terça-feira (21) em Alagoas.

Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores dos Correios em Alagoas, Alysson Guerreiro, após o resultado do julgamento ser divulgado, a categoria se reuniram por meio de uma assembleia e decidiu retomar os trabalhos a partir desta terça.

Leia também

"Nós encaramos o julgamento como uma vitória da categoria, fizemos eles recuarem nos cortes que fariam", destacou Alysson.

A greve teve início no dia 18 de agosto e a categoria, além do reajuste salarial, cobrava melhorias e o retorno de algumas garantias que foram retiradas dos funcionários.

Julgamento TST

No julgamento, a maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. Caso os funcionários não retornem aos postos de trabalho, a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil.

A relatora do processo no TST, ministra Kátia Arruda votou contra a declaração da greve como abusiva - o que levaria ao desconto integral das horas não trabalhadas. Para ela, a paralisação foi a única solução encontrada como resposta aos cortes que as empresas haviam feito contra a categoria.

CORREIOS

A empresa informou que segue executando o plano de continuidade do negócio, com a realização de mutirões de entrega, inclusive em fins de semana e feriados, com o objetivo de reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados à população.

"Desde o mês de julho, os Correios buscaram negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, em um esforço para fortalecer as finanças da empresa e preservar sua sustentabilidade. Ficou claro que é imprescindível que acordos dessa natureza reflitam o contexto em que são produzidos e se ajustem à legislação vigente", disse a assessoria.

Além disso, a empresa salientou que, agora, empreenderá todos os esforços para recompor os índices de eficiência dos produtos e serviços, considerados essenciais, nesse momento em que a população brasileira mais precisa.

Imagem ilustrativa da imagem Funcionários dos Correios em Alagoas retomam atividades nesta terça
| Foto: FOTO: Marcelo Amorim

*Com informações do G1

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas