Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Fumaça de queimadas da Austrália deve chegar ao Rio Grande do Sul

Circulação de ventos no alto da atmosfera acabou trazendo fumaça para a região da Argentina e do Chile

A fumaça das queimadas nas florestas da Austrália deve chegar no Rio Grande do Sul entre segunda-feira (6) e terça (7), conforme previsão da Somar Meteorologia. A nuvem de fumaça proveniente do país já pode ser verificada na Argentina e no Chile, devido à circulação de ventos no alto da atmosfera, conforme explica o Fábio Luengo, da Somar.

Entenda as causas das queimadas

Leia também

"São chamados de 'jatos' - que são uma corrente de ventos mais intensos que sopram de Oeste para Leste", explica. A chegada da fumaça pode ser acompanhada pelo site da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa, na sigla em inglês).

Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nas próximas horas, e deve trazer ventos soprando do Sudoeste, que ajudam no transporte da fumaça para o estado. Santa Catarina também pode ter a ocorrência da fumaça.

A Somar ainda alerta para o risco que a fumaça traz para a saúde humana. "A combinação da umidade do ar baixa com a fumaça é muito prejudicial ao sistema respiratório".

Se houver chuva e pegar a fumaça, os particulados da fumaça chegam ao solo e podem trazer prejuízos para lavouras, pecuária, açudes e quaisquer outros reservatórios de água, além de provocar uma chuva mais ácida", alerta o meteorologista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas