Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Fotógrafa cria projeto para clicar crianças com síndrome de Down

Batizada de 'Downlicinhas', iniciativa de Joyce Fialho tem emocionado seguidores do Rio e do Brasil

Em comemoração ao dia das crianças neste sábado (12), a fotógrafa Joyce Fialho, de 32 anos, ofereceu ensaios fotográficos gratuitos a famílias com bebês e crianças com síndrome de Down.

"Já tem um tempinho que [a ideia] tava no papel. Eu tenho um cunhado com síndrome de Down e eu fotografo muitas crianças. Desde 2015, foram muitos ensaios. E eu sempre me perguntava o porquê nunca veio uma criança com Down, pra eu poder fotografar", explicou Joyce.

Leia também

O convite publicado no Instagram da fotógrafa deu certo. Logo, muitas mães e pais começaram a enviar mensagens querendo que os filhos fossem fotografados. Ao ouvir e ler as histórias que eram contadas, a profissional constatou que falta de tempo e dinheiro eram razões frequentemente citadas para que os pais deixassem de registrar momentos especiais das crianças.

"Eu acho que os pais acabam deixando um pouco de lado [fazer as fotos] porque não é uma coisa 'tão importante', né? Importante é cuidar da criança, enfim, dar toda a assistência que elas precisam. E aí, veio a ideia de fotografar, de abrir um espaço na minha agenda, né?, sem fins lucrativos, um ensaio gratuito mesmo, a fim de promover essa inclusão dessas crianças e dar de presente pra essas mães esses momentos, que são lindos registros."

A repercussão imediata dos ensaios fez com que se formasse uma lista de espera. Desde o início do projeto, batizado de "Downlicinhas", Joyce clicou cinco crianças ? até mais de uma por semana. E dos bebês clicados no estúdio da fotógrafa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, um acabou virando "xodó" da profissional. Manuela, de 1 ano e 6 meses, inspirou Joyce com uma história de superação e sobrevivência.

"A história dela foi muito marcante. Ela já passou por muita coisa, apesar de ser tão novinha. E a alegria dela no ensaio foi a coisa mais linda. Assim, ela sorriu o tempo todo, ela é uma criança super extrovertida, e me marcou bastante. De todas as crianças que eu já fiz até agora, é realmente a história que mais me emocionou."

As questões referentes à saúde de Manuela têm uma complexidade incomum. A bebê sofre de uma cardiopatia e distúrbios na tireoide, fez tratamento para leucemia e também foi diagnosticada com síndrome de West, que provoca convulsões. Ainda assim, o sorriso fácil e simpatia da bebê tem conquistado admiradores na internet.

"A repercussão tem sido estrondosa. Os compartilhamentos foram enormes. Muitas mães entrando em contato comigo, marcando outras mães com síndrome de Down. Então, eu já tenho uma lista de espera de crianças pra fazer ensaios. E é maravilhoso ver seu trabalho sendo divulgado dessa forma", comemorou Joyce.

Aprendizado e superação

Aos 24 anos, a mãe de Manuela, Yasmin Gonçalves, se emociona ao contar o que ela e a pequena passaram ao saber dos diagnósticos. O último deles apontou distúrbio na tireoide, algo que a mãe disse que a filha não apresentava antes. Mesmo assim, a alegria de Manu impulsiona Yasmin a persistir e a aprender, todos os dias, com a filha.

"Ela passou o que tinha que passar, entendeu?, com esse sorriso, ela que enfrentou as quimioterapias, ela que enfrentou as convulsões dela, sempre alegre e sorrindo. Por que eu ia me abater? Por quê? Aí, eu [disse]: 'não, eu vou ser forte, sim. Minha filha vai superar isso. E eu também'."

Passado o momento mais turbulento do ano, quando Manu ficou internada por 90 dias, entre março e junho, Yasmin agora se diverte com o sucesso da filha na internet.

"Todo mundo, né?, amando as fotos da Manuela. A Manuela é um sucesso! E eu sempre conto a história dela. Por foto, todo mundo ama, todo mundo chama ela de guerreira, todo mundo diz que ela é uma lutadora, linda. E eu só compartilhando, né?", brinca a mãe.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas