Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Fisioterapia acelera recuperação de pacientes graves na UTI do HGE

Profissionais atuam na prevenção de complicações pulmonares e outras enfermidades

Um derrame pleural levou Quézia Nascimento dos Santos, de 37 anos, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE) onde, com o auxílio dos profissionais da fisioterapia, se recuperou do estado mais crítico do tratamento. A terapêutica do serviço na UTI visa à recuperação da saúde do paciente e sua reintegração à vida na sociedade com melhores condições de funcionalidade.

Daniela Moura, uma das fisioterapeutas responsáveis pela área pulmonar na UTI do hospital, explicou que o profissional atua na prevenção de complicações pulmonares, gerenciamento da ventilação mecânica, desmame ventilatório junto à equipe médica, fortalecimento muscular respiratório e na prevenção e reabilitação da fraqueza muscular adquirida na UTI.

Leia também

"Trabalhamos a expansão pulmonar do paciente, assim como realizamos terapia de higiene brônquica e, após a estabilidade hemodinâmica e respiratória, fazemos o desmame ventilatório e posterior, extubação", contou.

O caso de Quézia, que procurou a unidade de saúde para tratar os sintomas de uma infecção urinária e acabou descobrindo o derrame pleural que, possivelmente, desenvolveu-se devido a uma pneumonia, foi publicado em uma revista científica. Ela recebeu alta da UTI após cinco dias da extubação e início dos exercícios.

Daniela contou que Quézia apresentou uma dificuldade na retirada do equipamento que auxilia a respiração na UTI (desmame do ventilador) por ter redução da capacidade pulmonar. "Realizamos todo o processo de desmame e extubação com ela sentada. Nos dias seguintes já iniciamos a reabilitação física e pulmonar que constou de exercícios de fortalecimento muscular, ergometria e caminhadas. Tudo realizado na UTI", destacou a profissional.

Como Quézia, que já se recupera em um leito de enfermaria, José Izael da Silva (19 anos) vem passando pelo processo de recuperação. "Com insuficiência renal, ele apresentou deficiência respiratória e edema agudo pulmonar. Paciente grave! Hoje já respira espontaneamente e realiza fisioterapia motora para prevenção de fraquezas e contraturas musculares, sucesso no nosso tratamento", comentou a fisioterapeuta Bruna Dâmaso, responsável pela área motora na UTI do hospital.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas