Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Filme brasileiro com Wagner Moura disputa hoje maior prêmio em Cannes

Filme concorre à Palma de Ouro, principal prêmio do festival francês, e ganhou aclamação crítica desde sua estreia


			
				Filme brasileiro com Wagner Moura disputa hoje maior prêmio em Cannes
'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura. — Foto: Divulgação

O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, pode inaugurar um caminho vitorioso neste sábado (24). O longa concorre à Palma de Ouro, maior prêmio do Festival de Cannes, e chega com chances de vencer. A premiação será a partir das 13h40.

"O Agente Secreto" estreou no festival neste domingo com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Desde então, o longa ganhou muitos elogios da crítica internacional, e foi destacado como o provável vencedor da Palma de Ouro pelo jornal inglês "The Guardian".

Leia também

"Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada", escreveu o jornal sobre o filme.

Essa é a terceira vez que Kleber Mendonça Filho concorre ao prêmio. Ele já disputou a Palma de Ouro de Cannes com “Bacurau” e “Aquarius”.

Forte concorrência

"O Agente Secreto" está entre os cinco favoritos à Palma de Ouro, mas tem forte concorrência. Filmes como “It Was Just an Accident”, do iraniano Jafar Panahi, o alemão "Sound of Falling", “Nouvelle Vague” de Richard Linklater e "Sentimental Value", do norueguês Joachim Trier, também têm chances de levar a honraria.

De toda forma, o prêmio de Cannes pode ser um bom indicativo da futura corrida ao Oscar. Nos últimos três anos, concorrentes ao Oscar de melhor filme como "Triângulo da Tristeza" (2022) e "Anatomia de uma Queda" (2023) venceram a Palma de Ouro. Já "Anora", que levou o Oscar de melhor filme, também levou a honraria em Cannes.

Vale mencionar que "O Agente Secreto" vai ser lançado nos Estados Unidos pela Neon, distribuidora que ganhou o último Oscar de melhor filme com "Anora" e as últimas cinco Palmas de Ouro do Festival de Cannes. No entanto, a Neon também adquiriu outros filmes internacionais, como "Sentimental Value" e “It Was Just an Accident”, e pode privilegiar somente um em uma possível corrida por prêmios.

Aclamação internacional

A maior parte dos veículos internacionais enalteceu "O Agente Secreto" até aqui. O "The Guardian" deu cotação máxima ao filme brasileiro, definindo-o como "visual e dramaticamente soberbo", além de "ambicioso, complexo e elusivo".

Já o Hollywood Reporter chamou o filme de "magistral", com um "retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro". "Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema".


			
				Filme brasileiro com Wagner Moura disputa hoje maior prêmio em Cannes
'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura. — Foto: Divulgação

O site The Playlist escreveu que Wagner Moura "comanda" o "belíssimo drama criminal", avaliando o filme como A+ (5 estrelas). Para o site, o filme é uma "obra-prima" de Mendonça Filho, "o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X