Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Festa Literária no Graciliano Ramos reúne moradores e artesãos do bairro

Evento acontece até o próximo sábado (27), na Praça Central e na Associação de Moradores do conjunto residencial

A abertura da segunda Festa Literária do Graciliano Ramos (Fligraça), nesta quinta-feira (25), reuniu moradores do bairro e artesãos ao longo de uma programação repleta de cultura e diversão. A exposição, realizada com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), acontece até o próximo sábado (27), na Praça Central e na Associação de Moradores do conjunto residencial.

Para a moradora e artesã Cristiana Costa, responsável pelo Coisas da Cris, a feira é um oportunidade para apresentar o trabalho para todos os que prestigiarem a exposição. "É muito importante para aproximar os moradores do bairro e as pessoas de outros locais e mostrar o artesanato. É importante para o bairro e para toda a comunidade. Todo bairro deveria fazer isso. Cultura é bom pra todo mundo", destacou.

Leia também

Regina Couto e Preta Lima, do Instituto Feminista Jarede Viana, trabalham com mulheres e jovens, buscando oferecer uma oportunidade de geração de renda e estão expondo o material durante a Fligraça.

"Como somos do bairro é uma maneira de mostrar o nosso trabalho para a nossa comunidade. Mostrar o empoderamento das mulheres, que estavam ou estão em estado de vulnerabilidade", explicou Preta Lima.

Para Regina, a feira é uma forma de fortalecer a cultura local e resgatar culturas que estão se perdendo. "Como a banda de pífano, por exemplo", destacou Regina Couto.


				
					Festa Literária no Graciliano Ramos reúne moradores e artesãos do bairro
FOTO: Clarissa Nazário

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, destacou que a Fligraça homenageia o cantor Alceu Valença e o escritor e político Jayme de Altavilla. "É um local completamente adequado pra receber essa feira literária, pois o bairro leva o nome do maior escritor brasileiro e alagoano. Nascido na cidade de Viçosa. É uma maneira de trabalhar um vetor importante que é a estimulação da leitura na infância", explicou.

Para o diretor de cultura da Associação de Moradores, Josiel Caldas, é uma honra receber a Festa Literária. "Temos muito orgulho, pois nós somos o único bairro da parte alta da cidade que promovemos um evento como esse".

Confira, abaixo, a programação completa da segunda Fligraça:

Sexta-feira (26)

9h - Palestra Problemas Ambientais em Maceió, com Virgínia Miller;

14h - Palestra sobre o homenageado Jayme de Altavilla, com Jayme de Altavilla Júnior;

19h - Programação cultural com a participação da banda do Corpo de Bombeiros de Alagoas, dupla de violeiros, cantor Paulo Monte e banda Hudon Torres.

Sábado (27)

19h - Programação cultural com a participação da banda do Exército, Igor e banda, trio de forró e Júnior Almeida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas