Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Estudo analisa os relacionamentos durante quarentena e vê pico de divórcio

Pesquisadores perceberam aumento do número de divórcios durante a quarentena e resolveram checar como anda o relacionamento entre os 'pombinhos'

Como anda o amor em tempos de pandemia do novo coronavírus? Ter a resposta para esta questão é o que pretende uma pesquisa on-line feita por um grupo de estudiosos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

De acordo com a psicóloga e doutoranda em medicina molecular Lorrayne Soares, o objetivo do estudo é diagnosticar o impacto que a pandemia tem causado nos relacionamentos.

Leia também

Segundo ela, casais heterossexuais e homossexuais, e aqueles que não têm compromisso oficial - os chamados "ficantes" - podem responder aos questionários sobre a vida a dois. Ao todo são sete.

A pesquisadora disse que a ideia do levantamento surgiu porque "houve um pico no número de divórcios durante a pandemia".

Os participantes respondem a perguntas relacionadas à qualidade e satisfação no relacionamento; conflito; como a quarentena e a pandemia estão influenciando a vida deles; se a pessoa está isolada, com o(a) parceiro(a) ou a família; se faz isolamento social e há quanto tempo; e se continua apaixonado(o) pelo(a) parceiro(a).

Lorrayne disse que 700 pessoas já responderam os questionários desde o início do estudo, em 3 de agosto. Ela informou que pretende chegar a aproximadamente 1,5 mil entrevistados.

"Faremos uma análise para termos uma ideia, um retrato de como estão as relações por causa do coronavírus", explicou a psicóloga.

Daqui a dois ou três meses, de acordo com Lorrayne, os pesquisadores farão um novo contato com os participantes para um acompanhamento e uma comparação nos resultados.

Com relação aos participantes, ela falou que houve um chamamento pelas redes sociais e por e-mail, por exemplo, e que as pessoas se dispuseram a contribuir voluntariamente com a pesquisa.

Os dados coletados por meio das perguntas são sigilosos e não serão divulgados de forma a identificar o participante. Eles serão utilizados em artigos científicos para ajudar a entender melhor que tipo de relacionamento havia antes e depois da pandemia.

Os interessados em participar da pesquisa podem responder os questionários até o dia 15 de setembro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas