Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Estudantes alagoanos pedem adiamento da prova do Enem

Por meio das redes sociais, candidatos alegam recrudescimento da epidemia do novo coronavírus

A hashtag #AdiaEnem, que foi promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), por meio de um twitaço, está ganhando força no Twitter. A maioria das reclamações são de alunos que estão usando o espaço para pedir adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro.

Para a vestibulanda Gabriella Almeida, de 19 anos e que pretende cursar medicina, o pedido de adiamento da prova é mais do que necessário. "É compreensível que parte dos alunos esteja se posicionando a favor do adiamento da aplicação das provas, pois com a segunda onda de Covid-19 e consequente aumento dos casos, há um temor estudantes que vão se submeter ao Exame. Então, sim, a prova deveria ser adiada", disse a estudante.

Leia também

"Com o MEC em silêncio, nós não sabemos o plano de higienização que será utilizado, nem como eles terão um controle sobre cumprimento das medidas sanitárias. São muitos estudantes nos lugares de prova, os quais já sofrem com a angústia do vestibular e agora têm que lidar com o medo de possivelmente se contaminar e contaminar seus familiares", lembrou Gabriella Almeida.

Quando questionada a respeito do ensino ter sido prejudicado com o período sem aulas, Gabriella lembrou que a questão é perfeita para dividir os alunos que tiveram recursos para se manterem estudando e os que não tiveram, ou seja, aqueles da rede pública de ensino, que, por consequência, serão os mais afetados. "É perceptível que o ensino durante a pandemia necessitou de tecnologia, computadores, celulares e professores que também estivessem adaptados aos meios tecnológicos. Entretanto, não são todos que possuem recursos financeiros para manter esse novo ensino", destacou a jovem.

Thaynná Araujo, estudante de 19 anos, também não enxerga a data escolhida como positiva para os vestibulandos, que, segundo ela, estarão em risco. "A data do Enem desse ano foi justamente próximo ao retorno das festas de fim ano, e como se sabe, muitos estão vivendo a vida como se não houvesse um vírus em circulação. Levando em conta o tempo que o vírus leva para manifestar os sintomas, quantos não estarão contaminados? São vários os questionamentos por parte dos estudantes e na real o governo não está nem aí para a educação", ponderou a jovem.

Ela disse ainda que, o posicionamento dos alunos, quando votaram na enquete elaborada pelo próprio Ministério da Educação (MEC), não foi respeitado. O ponto levantado pela estudante se refere a pesquisa que procurou a melhor data para remarcar as provas e o resultado foi de que 49,7% dos estudantes preferiam que o Enem impresso fosse realizado nos dias 2 e 9 de maio e o digital nos dias 16 e 23 do mesmo mês, algo que, não foi acatado.

Já Matheus Vinicius, de 18 anos e que também quer cursar medicina, entende que a data não é benéfica, mas não acredita que adiar seja uma boa opção. "No que se trata de segurança sanitária, dado o aumento do número de casos e mortes, o melhor seria adiar mesmo. O problema é a incompatibilidade do calendário das faculdades e a data de realização do exame. Já sendo em janeiro, por exemplo, muitas faculdades esse ano optaram por não aderir a nota do ENEM 2020 como forma de ingresso. Agora imagina se a prova fosse adiada ainda mais, quantas outras universidades deixariam de usar o Enem como ingresso esse ano por conta da confusão do calendário? Quando, afinal, seria a abertura do edital do Sisu, ProUni e Fies?", indagou o vestibulando.

Ele também não acredita que as notas serão positivas caso a data do exame não mude. "Creio que a maioria dos vestibulandos não vão conseguir, com essa edição do ENEM, o resultado promissor que tanto almejam. Diante de tantos contratempos, poucos foram aqueles que conseguiram estudar eficientemente durante a pandemia", finalizou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas