Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Enactus Ufal conquista vice-campeonato em evento nacional

Time de estudantes alagoanos obteve a segunda colocação no maior evento de Empreendedorismo Social do Brasil, proporcionado pela rede Enactus Brasil

O time alagoano da Enactus Ufal conquistou o vice-campeonato no maior evento de Empreendedorismo Social do Brasil, proporcionado pela rede Enactus Brasil, na última quinta-feira (16), concorrendo com 121 times do Brasil, ficando atrás apenas da Enactus UFPA.

O presidente do time da Enactus Ufal e estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Gustavo Melo, afirmou: "Ser vice-campeão nacional é um reflexo de todo esforço e empenho que todo o nosso time tem colocado em cada ação realizada nesse último ano".

Leia também

O Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) é uma competição que anualmente premia times da rede que se destacaram pela execução de ações empreendedoras de projetos e negócios sociais em todo Brasil, este ano, o evento aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de julho de forma virtual.

O time da Universidade Federal de Alagoas estava concorrendo a diversas premiações, como o prêmio Universitário do Ano, com a estudante de Engenharia Química e vice-presidente do time, Stephanie Lino, conquistando o Top10 na competição, além disso, foi finalista do Prêmio de Inovação Social da Amanco Wavin com o negócio socioambiental, Amitis.

Já o Cromo Somos foi o segundo colocado no prêmio da KPMG, sendo reconhecido como a segunda melhor solução do país, para levar ética e integridade no trabalho. Além disso, diversos membros do time expuseram artigos e relatos de experiência na 5ª edição do Simpósio Nacional de Empreendedorismo social da América Latina.


				
					Enactus Ufal conquista vice-campeonato em evento nacional
FOTO: Cortesia

O GRUPO

A Enactus é uma rede mundial sem fins lucrativos, que tem o objetivo de inspirar jovens universitários a combater as desigualdades socioeconômicas baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, através do empreendedorismo social, criando projetos que visam ao desenvolvimento comunitário.

O time Enactus Ufal surgiu em 2015 e, ao longo de sua existência, já impactou mais de 2.800 alagoanos e vem acumulando diversas premiações como reconhecimento do seu trabalho. Atualmente, possui um time com 27 voluntários que são alunos da Universidade Federal de Alagoas, dos mais variados cursos do Campus A. C Simões, um professor conselheiro e quatro negócios sociais, que visam ao empoderamento de comunidades no Estado.

Já o Amitis busca combater os índices de subnutrição no estado, proporcionando acesso a alimentação saudável e com valor nutricional agregado a crianças estudantes da rede pública de ensino e comunidades vulneráveis, por meio da instalação de hortas hidropônicas de baixo custo. Iniciando também, um ciclo de educação, conscientização ambiental e alimentar através de atividades lúdicas que objetivam a introdução ou melhoria desta cultura no cotidiano dos diretamente impactados pelo negócio.

Atualmente o Amitis está  presente em duas comunidades de Maceió: a escola Doutor Balthazar de Mendonça, no bairro do Jacintinho, e a escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa. Até o fim deste ano, o Amitis entrará em mais três comunidades: na ONG MandaVer, na Vila Emater II e no Sesi Inspira, chegando a mais 1.570 pessoas.


				
					Enactus Ufal conquista vice-campeonato em evento nacional
FOTO: Cortesia

Atualmente o Cromo Somos trabalha com 33 alunos da Fam Down (Família Alagoana Down, localizada na Pitanguinha) e já possui dois cases de sucesso, a Camila e o Allef, que hoje empreendem com suas próprias marcas, a "Delícias da Camy" e a "Gostosuras do Allê".

O Ortu trabalha com uma comunidade localizada no município de Rio Largo, o Conjunto Habitacional Antônio Lins, e tem o objetivo de capacitar os moradores para a construção de hortas hidropônicas compactas, um produto inovador com tecnologia desenvolvida pelo time, e permite que quem sempre desejou ter uma horta em casa mas não podia, seja pela falta de espaço ou tempo para a manutenção, tenha acesso a um espaço de cultivo compacto, bonito, semi-automatizado e ecologicamente sustentável.

Com a construção e a venda dessas hortas foi possível gerar renda aos impactados, possibilitando novas oportunidades e permitindo que, a cada dia, eles possam sair da situação de desigualdade socioeconômica. Além disso o grupo atua com capacitações em conhecimento de negócios, fornecendo as ferramentas necessárias para que eles possam empreender.

Por fim, o recém criado negócio social da Enactus Ufal é a Elpis, um sistema tecnológico e intuitivo voltado para profissionais da educação que, através de ferramentas ágeis, busca facilitar suas vidas e agilizar as demandas de seus trabalhos, proporcionando inovação, otimização de tempo e qualidade de vida.

Segundo Laura Bastos, líder do negócio, "a Elpis vai funcionar através de funções como substituição das cadernetas tradicionais e com referências para assuntos de aulas diversas com um perfil personalizado".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas