Em esclarecimento sobre material encontrado em Arapiraca, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) disse que a informação sobre o caso chegou à autarquia na noite dessa terça-feira (22) e que acionou, imediatamente, equipe de emergência para averiguar a ocorrência. Também que técnicos serão deslocados para realizar levantamento.
"A princípio, com base nas informações recebidas da Vigilância Sanitária de Arapiraca, não se trata de cápsula contendo Césio, mas, possivelmente, de uma peça de mamógrafo, equipamento que não possui material radioativo e é acionado somente através de corrente elétrica. Mesmo assim, a CNEN está atuando de acordo com os procedimentos de emergência da Comissão e atualizará as informações após a conclusão dos trabalhos no local", informa a nota da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Leia também
Na manhã desta quarta-feira (23), em entrevista àTV Gazeta, o coordenador da Vigilância Sanitária de Arapiraca, José Edílson Ferreira de Melo, negou que a cápsula utilizada para exames de raio-x, encontrada em um ferro-velho da cidade, contenha césio 137, material radioativo.
O material - divulgado como sendo uma cápsula de raio-X com Césio 137 - foi encontrado ontem (22) pela Vigilância Sanitária, dentro de um ferro velho, localizado no bairro São Luiz II.