Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Eclipse solar desta segunda-feira foi visto de forma tímida em Alagoas

Ponto máximo de cobertura do sol ocorreu às 14h37 no estado, com apenas 1,8% da faixa central do eclipse podendo ser vista

Os alagoanos que esperaram ver o eclipse solar que ocorreu nesta segunda-feira (14) não tiveram muito êxito, tendo em vista que a cobertura do sol, não só em Alagoas, mas no Brasil como um todo, ocorreu somente de forma parcial. Em Maceió, a cobertura do sol foi bastante tímida, chegando a 1,8%, conforme informações do professor Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

O ponto máximo do eclipse em Alagoas ocorreu às 14h37 e foi registrado pelo CEAAL. O professor Romualdo explica que o eclipse solar ocorre sempre na lua nova e acontece quando, na nossa perspectiva de visão, a Lua nova passa na frente do sol. "Tem que haver o alinhamento perfeito entre Sol-Lua-Terra", explica.

Leia também

"No eclipse, se projeta uma sombra na superfície da Terra. A sombra projetada do eclipse total é uma faixa estreita e curta no globo. Essa faixa, nesse eclipse, seu deu no Sul do Chile e na Patagônia Argentina, além de áreas no pacífico e no Atlântico. Áreas mais ao sul e ao norte dessa faixa, viram apenas eclipse parcial, cada vez menor à medida que se afasta da faixa central do eclipse", conta o especialista.

Ainda segundo o professor, em Maceió foi 1,8%, no Recife-PE foi 0,6% e em cidades como Natal-RN, por exemplo, nada pode ser visto.

Em muitos locais da América do Sul, no entanto, o sol ficou completamente coberto pela lua, em um espetáculo lindo da natureza. O fenômeno teve início às 11h33 e previsão de término às 15h53.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas