Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Dupla armada assalta recenseadora do IBGE em Arapiraca

Suspeitos do crime roubaram o aparelho utilizado na pesquisa; a dupla fugiu e ainda não foi encontrada

Uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi vítima de um assalto, nessa quinta-feira (11), durante o trabalho, em uma localidade conhecida como Carrasco, no município de Arapiraca, no interior de Alagoas. A vítima tem 22 anos.

À Gazetaweb, o IBGE contou que o crime foi cometido por duas pessoas, que estavam armadas e utilizavam uma motocicleta. A mulher foi abordada e teve o aparelho utilizado para a coleta de dados subtraído. Os indivíduos fugiram e ainda não foram encontrados.

Além disso, o instituto ressaltou que esse foi o único caso, até o momento, entre os 2.600 recenseadores que estão nas ruas.

Artigos Relacionados

Veja a nota na íntegra:

O IBGE adverte que seus agentes censitários e recenseadores são servidores públicos federais no exercício de suas funções, portando equipamentos que são patrimônios públicos federais.

Tais equipamentos são dotados de sistemas de rastreamento, apagamento e bloqueio das funções e do conteúdo; portanto, sem valor no mercado.

Importante esclarecer que os dados nos DMCs (Dispositivos Móveis de Coleta) são criptografados e transmitidos logo após as entrevistas. Em caso de necessidade ou urgência, todos os dados e programas são destruídos automaticamente (remotamente) na primeira operação ou qualquer conexão que o equipamento fizer à Internet. Esse mecanismo impede o acesso aos dados coletados, garantindo o total sigilo dos questionários ou informações.

Cabe ressaltar também que tais crimes são sujeitos a investigações federais com base no art. 144, § 1º, inc. I, da Constituição da República Federativa do Brasil.

O mesmo art. 144, § 1º, inc. I se aplica quando alguém se faz passar por agente, recenseador ou pesquisador do IBGE.

Em todos os casos, o infrator fica sujeito às penas cabíveis.

A saber:

1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas