Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Detran/AL obriga instrutores de autoescolas a reavaliar conhecimentos teóricos

Quem não for aprovado pode ter credenciamento suspenso, conforme portaria

Instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) e examinadores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) terão que passar por um exame obrigatório para avaliar seus conhecimentos teóricos. A medida só foi tomada devido ao índice de aprovação nos testes estar abaixo da média em Alagoas.

A determinação é do próprio órgão de trânsito e foi publicada em uma portaria no Diário Oficial.

Leia também

De acordo com a chefe de Educação para o Trânsito, Ana Buarque, além deles, diretores geral e de ensino que exercem a função de instrutores nas auto escolas também deverão se submeter ao teste. A prova será eletrônica e conterá questões sobre as áreas de conhecimento compatíveis com a formação.

"O exame terá todas as disciplinas porque quando eles estão se formando para serem instrutores, se submetem a todas essas disciplinas", explica Ana, acrescentando que a aplicação do teste foi determinada pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 358, de 13 de agosto de 2010.

A chefe de Educação para o Trânsito explica que a resolução determina a renovação do credenciamento quando o CFC apresenta índices de aprovação de seus candidatos menor do que 60% nos exames teóricos e práticos. Em Alagoas, esses índices estavam em pouco mais de 60% nos teóricos, mas menos de 50% nos práticos.

"Diante disso, vimos uma necessidade de aplicar avaliação. Não estamos generalizando, mas é preciso que os profissionais estejam preparados, até para que possam melhorar o serviço que estão prestando", diz. "Estamos fazendo cumprir a resolução do Contran", continua ela.

Ao todo, Alagoas possui aproximadamente 800 instrutores, que farão um exame igual ao da primeira habilitação. O primeiro teste será gratuito, sendo aplicado nos mesmos locais de avaliação: SAC Miramar, SAC Maceió Shopping, SAC Arapiraca, SAC Santana do Ipanema e SAC Porto Calvo.

No caso de reprovação, será cobrada taxa de reteste. Para aprovação, os participantes terão que obter 70% ou mais de acertos na avaliação. "Caso eles não atinjam a meta vão passar por uma requalificação ofertada pelo Detran e, depois, fazem um novo teste. Caso não atinjam de novo, terão o credenciamento suspenso até atingir".

Os instrutores e diretores que não se submeterem aos exames também terão seu credenciamento suspenso. O curso será de 16 horas/aula, conforme calendário a ser divulgado posteriormente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas