Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Covid-19: Vacina da AstraZeneca será a primeira a chegar e imunizar os alagoanos

Primeiro grupo a se imunizar será o de profissionais de saúde que atuam nos hospitais públicos referência em Covid-19.

A primeira vacina contra Covid-19 a chegar em Alagoas deve ser a que foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca. A informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Segundo ele, serão duas doses e os primeiros a receber o imunizante serão os profissionais de saúde dos hospitais públicos de referência em Covid-19.

Ayres informou que a expectativa é que as primeiras doses da vacina cheguem no final de janeiro, algo entre 30 a 40 mil doses. De acordo com ele, Alagoas tem condições de iniciar a vacinação 24 horas após a chegada dos imunizantes.

Leia também

O secretário reuniu os integrantes da Sala de Situação para apresentar o Plano Estadual de Imunização contra Covid-19. O grupo é formado pelo corpo técnico da Sesau, Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e Secretaria de Saúde de Maceió.

À imprensa, ele disse que após os outros grupos prioritários se vacinarem, será a vez dos profissionais que atuam em hospitais filantrópicos e privados. Além disso, também serão contemplados profissionais cuidadores de idosos, de funerárias e doulas. Ayres ainda disse que os professores também estão no grupo prioritário, mas após os profissionais de saúde.

O secretário disse que a pretensão é vacinar toda a população alagoana até o final do ano. Segundo ele, as doses serão ampliadas a partir de março, tendo em vista que em janeiro e fevereiro a quantidade será pequena.

A segunda vacina a chegar em Alagoas deve ser a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Segundo Ayres, a previsão é que ela chegue entre março e abril. O secretário comentou o anúncio de eficácia geral da vacina, que ficou com 50,38%. "Não vejo isso como um problema porque esse é o percentual aceito para que possa ser aplicada a população", disse Ayres.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas