Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Covid-19: Para enfrentar crise, TJ corta gastos e suspende posses e contratações

Ato normativo contendo medidas de economia a serem adotadas foi publicado nesta sexta-feira

Diante das incertezas do cenário econômico devido à pandemia do novo coronavírus, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) publicou, nesta sexta-feira (27), um ato normativo que visa à redução de gastos para que o Poder Judiciário possa arcar com os salários dos servidores e com a manutenção do contratos essenciais. O documento foi assinado pelo presidente do TJ, Tutmés Airan.

"Estamos nos esforçando e cortando na carne para enfrentar a crise gerada pela pandemia do coronavírus. Estamos, também, ajudando o Poder Executivo no enfrentamento da crise, que já prejudica a economia de Alagoas, infelizmente", afirmou o presidente Tutmés Airan, numa referência ao ato normativo nº 08/2020, que está publicado na edição desta sexta-feira do Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

Leia também

O Plano de Contingenciamento de Despesas adotado pela Presidência leva em consideração a necessidade de manutenção do funcionamento das atividades essenciais do Judiciário de Alagoas, além de definir políticas e ações com objetivo de minimizar a crise de saúde pública e econômica.

Entre os pontos a serem adotados, em caráter de urgência, estão a renegociação, até 30 de abril, de todos os contratos administrativos vigentes, prevendo redução de quantitativo e preço de itens adquiridos, redução de custos de fornecimento e alongamento de prazos; limitação dos gastos com combustível; suspensão do início de novas obras, reformas e locação de novos imóveis e reavaliação da amplitude do contrato de fornecimento e distribuição de refeições.

Além disso, também ficam suspensas a nomeação e a posse de servidores efetivos e comissionados e a contratação de mão-de-obra terceirizada e temporária. Ficam suspensos ainda, até 30 de novembro, o pagamento de diárias e de indenizações de férias a servidores e magistrados, assim como os processos de conversão de férias de magistrados em pecúnia.

O documento também prevê a racionalização do consumo de água, energia elétrica, telefonia, material de expediente e itens de consumo, como café e chá, e a redução do valor gasto com comissões, grupos de trabalho, gestões de contrato, cabendo à DAGP elaborar e enviar a lista com valores pagos à Presidência do Tribunal de Justiça para análise e deliberação.

Por fim, o presidente do TJAL também criou o Gabinete de Crise do Poder Judiciário de Alagoas, cuja composição e diretrizes serão fixadas por meio de Portaria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas