Corpo de Bombeiros inicia vistorias em barracas de fogos em Maceió
Já foram aprovadas sete barracas na Avenida da Paz, uma barraca no Barro Duro e três barracas na Avenida Juca Sampaio
E chegou o mês do São João. As cidades começam a ser enfeitadas para a festa mais popular do povo nordestino. Além da linda decoração nas ruas e das deliciosas comidas típicas, outra tradição nessa época do ano é a soltura de fogos de artifício. Entretanto a comercialização destes produtos requer vários cuidados.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) por meio da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), iniciou as vistorias das barracas de fogos para liberação de seu comércio. Já foram aprovadas sete barracas na Avenida da Paz, uma barraca no Barro Duro e três barracas na Avenida Juca Sampaio. Ainda estão em processo de vistoria três barracas na Avenida da Paz, uma barraca no Antares e quatro barracas na Avenida Josefa de Melo.
Leia também
Os estabelecimentos comerciais de fogos devem possuir um projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo CBMAL e cumprir certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de água com dez litros de capacidade, um extintor de pó com seis quilos de capacidade ou compatíveis. Placas de sinalização, área máxima das barracas de 60m², além da quantidade máxima de fogos por barraca que deve ocupar um espaço de 6m³, conforme art. 96 da Instrução Técnica (IT) Geral Provisória do CBMAL.
PROCEDIMENTOS


Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira
O proprietário da barraca deve entrar com o projeto de segurança contra incêndio e pânico na seção de análises de projetos da Superintendência de Atividades Técnicas. Caso não haja pendências, o projeto é aprovado pelo setor e repassado ao proprietário para solicitação de vistoria. Em seguida, o vistoriante vai ao local da barraca e verifica se o projeto executado está de acordo com o apresentado no Corpo de Bombeiros. Caso não haja alterações, é emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros que habilita o funcionamento legal do estabelecimento.
É importante que o consumidor tome alguns cuidados na hora da compra do produto. O tenente Carlos Eduardo Vasconcelos, analista de projetos no CBMAL, explica a importância dos consumidores atentarem para as informações de lote e data de fabricação contidas nas embalagens dos fogos.
