Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Coronavírus: TRT/AL suspende expediente presencial e prazos processuais

Medida vai funcionar por 30 dias; Ato Conjunto foi publicado nesta sexta-feira (20)

Os prazos processuais do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) foram suspensos até o dia 30 de abril. A decisão foi publicada em um novo Ato Conjunto editado nesta sexta-feira (20).

O documento também estabelece que a prestação jurisdicional e de serviços pela Justiça do Trabalho em Alagoas de 1° e 2° graus serão realizados de forma remota, ou seja, sem contato presencial.

Leia também

O Ato Conjunto nº 02/2020 foi assinado pela presidente do Tribunal, desembargadora Anne Inojosa, e pelo corregedor Regional, desembargador Marcelo Vieira.

Confira os principais pontos do Ato Conjunto:

Funcionamento

  • Atividades da Presidência do Tribunal, os serviços de segurança, tecnologia da informação e comunicações, comunicação institucional e saúde manterão em serviço presencial o pessoal estritamente necessário.
  • Gestores das demais atividades listadas abaixo, consideradas essenciais à manutenção mínima Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, devem organizar a metodologia de prestação de serviços em regime de trabalho remoto:

- protocolo, distribuição, comunicação e publicação com prioridade aos procedimentos de urgência;

- elaboração de despachos e decisões judiciais e administrativas, bem como os serviços de apoio relacionados, inclusive os destinados à publicação dos atos;

- atendimento às partes, advogados e membros do Ministério Público ocorrerá na forma do art. 8º, caput e parágrafo único;

- pagamento de pessoal;

- serviço médico, limitado aos serviços internos;

- segurança pessoal dos magistrados, assim como a do patrimônio do Tribunal;

- liquidação, fiscalização, acompanhamento e pagamento de contratos administrativos; - os serviços de comunicação institucional, limitado à prestação de informações e comunicações de caráter urgente e impostergável;

- serviços de tecnologia da informação e comunicações essenciais à prestação das atividades definidas neste dispositivo.

  • A atuação presencial de colaboradores terceirizados será limitada ao estritamente necessário, em sistema de rodízio e de sobreaviso, devendo ser excluídos das escalas presenciais todos os magistrados, servidores e colaboradores terceirizados identificados como de grupo de risco
  • Fica estabelecido no âmbito da Justiça do Trabalho da 19ª Região o regime de plantão extraordinário, que funcionará em sistema de trabalho remoto, em idêntico horário ao do expediente forense regular, para garantir o acesso à justiça neste período emergencial. Em Gabinetes, Secretarias de Turma, Varas do Trabalho e nas demais unidades judiciárias, ficará a critério dos magistrados e gestores a organização da metodologia e o quantitativo de servidores necessários para a prestação de serviços.
  • Servidores em regime de plantão extraordinário deverão estar à disposição e acessíveis pelos meios de comunicação usuais.

Prazos

  • Ficam suspensos, a partir de 19 de março até 30 de abril de 2020 os prazos processuais no âmbito do 1º e 2º graus, salvo as relativas às medidas de urgência.
  • Mantêm-se suspensas as audiências nas Varas do Trabalho, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Dispustas (CEJUSC) e na Coordenadoria de Apoio às Execuções (CAE), bem como as sessões do Tribunal Pleno e suas Turmas, até deliberação ulterior.
  • A suspensão não obsta a prática de ato processual necessário à preservação de direitos e de natureza urgente, respeitada a limitação do trabalho presencial prevista no art. 1º deste Ato.
  • Deverá ser priorizada a liberação de alvarás, com a devida triagem, pelas unidades judiciárias, das petições que possam importar em determinação judicial de liberação de crédito às partes, aos advogados e aos demais auxiliares da justiça.
  • Desde que haja informações nos autos, recomenda-se que a liberação dos valores seja feita mediante transferência do crédito diretamente para a conta bancária do beneficiário.
  • Estão preservadas as competências funcionais e regimentais de cada juízo e órgão fracionário, bem como a de seus respectivos integrantes, devendo as tutelas provisórias e outros incidentes que reclamem urgência ser examinados pelo respectivo desembargador relator ou juiz, que as decidirá remotamente.
  • A comunicação aos magistrados, advogados, partes, membros do Ministério Público e servidores ocorrerá exclusivamente por meio telefônico ou eletrônico, inclusive quanto ao protocolo de petições e prática de outros atos processuais, com prioridade aos processos de urgência. Em situações excepcionais, é facultado o atendimento presencial ou por videoconferência.
* Com informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas