Com painel sobre esperança, Igreja Católica fez programação para homenagear as vítimas do novo coronavírus. O Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, disse que a programação da Igreja Católica segue de forma diferenciada e pediu cautela aos fiéis.
"A participação nos cemitérios deve ser a mais reduzida possível; se puderem, vão a igreja e participem na igreja, porque, nos cemitérios, a higienização é bem precária. Teremos as missas normais no Santuário. Quem quiser, no horário intermediário, acenda sua vela e reze por seus mortos. Assim, fica muito mais cauteloso e, com mais responsabilidade, e, assim, serão feitas as solenidades", disse o arcebispo.
Leia também
No Cemitério São Luiz, no bairro Santa Amélia, que é território da Paróquia São Miguel Arcanjo, a programação conta com a presença de número reduzido de pessoas, com benção das sepulturas; em seguida, acontece a missa no Cemitério São Luiz, com Rosário de Nossa Senhora pelas almas até o meio dia. À tarde, com Terço da Misericórdia, às 15 horas, logo após terá o ofício das almas, com missa às 16 horas e a via-sacra às 17h30.
Já a Paróquia São Miguel Arcanjo fará um "Painel da Esperança" em homenagem aos paroquianos mortos pela COVID-19. No Cemitério Divina Pastora, em Fernão Velho, que é território da Paróquia São José, terá missa às 16 horas.
No Cemitério Nossa Senhora Mãe do Povo, no Jaraguá, que é território da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, não haverá Santa Missa.
Nos cemitérios da parte baixa de Maceió, o Piedade e São José, nos bairros do Prado e Trapiche, os padres não informaram se haverá Santa Missa.
Por sua vez, na Catedral Metropolitana de Maceió, que corresponde às Igrejas Nossa Senhora do Rosário (6h), São Benedito (7h) e, por fim, a Catedral Metropolitana (9h).
O Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, contará com a presença de fiéis e transmissão on-line pelas redes sociais @arqdemaceio. Às 10 horas, será a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió - Dom Antônio Muniz Fernandes. A santa missa acontece às 15 horas.
Com relação às paróquias, a arquidiocese informou que cada uma tem seus horários próprios.