
Um comerciante salvou uma criança de um engasgo em seu estabelecimento, um depósito de bebidas, nessa quarta-feira (21), em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió. Ele aplicou a manobra de Heimlich, e o momento foi registrado pela câmera de segurança do local.
O menino, identificado como Henrique, de 10 anos, havia comprado um doce no estabelecimento e depois ficou na calçada. Ao consumir o doce, ele se engasgou. Veja o momento:
Leia também
Max Rafael, dono do estabelecimento, conversou com a reportagem e contou que a criança mora a cerca de 150 metros do local. Como de costume, Henrique estava aguardando o filho do empresário para irem juntos ao colégio.
“Ele estuda no colégio próximo ao do meu filho e, como de costume, estava esperando, pois eu disse que meu filho estava almoçando. Ele ficou aguardando e comprou um real em balas. Depois, abriu uma e ficou chupando. Foi quando ele engasgou e me pediu ajuda”, relembrou.
“Fui rapidamente, pois já sabia do que se tratava, porque tinha ocorrido outra vez. Fiz a técnica [Heimlich] com o conhecimento que eu tinha. Já fiz o curso de vigilante e sabia dessa técnica”, disse.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgamento. Consiste em aplicar pressão no diafragma para induzir uma tosse forçada e expelir o objeto que bloqueia a respiração.