Com palestras, oficinas e shows, Flipontal lança programação oficial
Evento acontece de 30 de agosto a 2 de setembro, no bairro do Pontal da Barra, com participação de escritores alagoanos e de outros estados
A Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal) apresentou, nesta quarta-feira (23), a programação oficial da primeira edição do evento, que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em diversos pontos do bairro. Ao longo dos quatro dias, serão realizadas palestras, discussões e apresentações.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

As atividades vão se dividir entre o auditório Kayan Porto, na Casa do Surf; a Escola Municipal Silvestre Péricles; as Praças São Sebastião e Caio Porto e a colônia dos pescadores. Escritores, pesquisadores e agitadores culturais alagoanos e de outros estados foram convidados para participar da iniciativa.
Leia também

Ao todo, serão 25 palestras, com a participação equilibrada de homens e mulheres - 24 deles e 22 delas. A maioria, aponta Carlito, deve tratar de literatura, mas outros temas ainda serão abordados. "Vamos falar também de coisas nossas, como o problema no riacho Salgadinho, racismo, sexualidade, drogas".
As crianças também terão ações especiais, incluindo diversas palestras e oficinas de teatro e cordel, entre outras. A programação cultural acontece na Praça São Sebastião, sempre a partir das 15h, incluindo concertos de orquestras filarmônicas e da banda do Exército. Os shows seguem até 23h.


Cabo Bebeto promete independência na Assembleia: "Pauta ruim terá meu cofronto"

Após eleger segunda cadeira do PL, Cabo Bebeto quer levar direita às câmaras municipais

Cabo Bebeto anuncia giro por Alagoas para ampliar votação de Flávio Bolsonaro

Cabo Bebeto espera que JHC anuncie apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Para Carlito, porém, uma das principais atrações é mesmo o próprio Pontal. "A grande atração é o bairro do Pontal, um dos mais charmosos que existem no Brasil, talvez. Aqui tem muita cultura e muito alagoano não conhece. É bom que a garotada venha pra cá, inclusive para conhecer o trabalho das mulheres rendeiras", expõe.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, concorda. "Estamos comemorando essa festa num bairro emblemático, que é anterior à cidade. Entendemos que uma ação dessa natureza é extremamente apropriada", ressalta. "É um encantamento ser nesse local tão lúdico, tão apaixonante, um destino turístico nosso. Aqui tem gastronomia, nossas tradições e uma comunidade acolhedora".
Ele lembra os dois homenageados da Flipontal. Nesta primeira edição, serão lembrados os legados do jornalista alagoano Audálio Dantas e da escritora Rachel de Queiroz, que, ao lado de outros autores de renome, viveu em Maceió na década de 1930, criando um grupo literário importante na capital alagoana.
Vinicius Palmaira destaca a parceria com Carlito, responsável por oito Festas Literárias de Marechal Deodoro (Flimar). "Fomos procurados por ele e a gestão entendeu que era uma proposta bem próxima da comunidade, o que estimulou a parceria. Enveredamos há dois meses, trabalhando essa ideia, e vamos fazer uma coisa bacana".
O presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul acredita no sucesso da empreitada. "Essas festas começaram há 15 anos, em Paraty. Os pedagogos viram que era um grande instrumento para incentivo à leitura e, hoje, existem quase 400 em todo o Brasil. Há sete anos fizemos a primeira em Marechal e deu certo, como todas as outras têm dado certo em todo canto", aponta Carlito.
