Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Com apenas 47,6%, estoque de sangue do Hemoal é considerado crítico

Para mudar cenário, Hemocentro montou ação na clínica CID Saúde, situada no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta de Lourdes, em Maceió

Com 47,6% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com as portas abertas para receber os doadores. Como se não bastasse, Alagoas vivencia uma evolução do número de pacientes internados com a Covid-19, e muitos deles, em razão das complicações da doença, necessitam de transfusões.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que é de 52% a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também

"Diante desta realidade, a nossa demanda por transfusões aumenta no fim do ano. Por isso, apelamos, assim como fizemos antes do Natal, que as pessoas com boa saúde compareçam aos nossos postos de coleta para doar sangue. E, para facilitar o acesso das pessoas que residem na parte alta de Maceió, faremos, nesta terça-feira, uma coleta externa na Clínica CID Saúde", ressaltou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Pensando em atender as demandas, o Hemoal da Unidade Trapiche estará funcionando na quinta-feria (31), das 7 horas às 15 horas. Na sexta-feira, estará fechado, mas reabre no sábado, das 8h às 15 horas.

COLETA EXTERNA


Em virtude da situação crítica, acontece, nesta terça-feira (29), uma coleta de sangue na Clínica CID Saúde, situada no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta de Lourdes, em Maceió. A ação é uma medida preventiva para formar um estoque estratégico de, no mínimo, 300 bolsas, uma vez que o órgão dispõe de apenas 143.

Com a coleta externa, o Hemoal se prepara para atender a demanda das maternidades e hospitais durante o feriadão do Réveillon, que começa na quinta-feira (31) e vai até o domingo (3), período em que, historicamente, a necessidade de transfusões aumenta, em razão do crescimento dos acidentes, já que mais pessoas viajam e há aumento do consumo de bebidas alcoólicas, além de desrespeito às leis de trânsito.

Quem pode doar- Além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, o voluntário que desejar doar sangue deve estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto. Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação e, no caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, AIDS e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente. Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias contados após a recuperação.

Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas